Sociologia, perguntado por gabrielaanunciata123, 10 meses atrás

1- Considerando as ideias de Rousseau, diga como seria viver em uma sociedade em que a vontade geral do povo prevalecesse sempre sobre os privilégios.



2 - Após conhecer a tese desse filósofo, para um exercício de reflexão descreva suas ideias de como seria um possível mundo de justiça e igualdade social.



3- Explique o que é uma sociedade justa.



4- A desigualdade e os privilégios sociais podem ser totalmente superados? Por que?



5- Faça uma reflexão do que você entendeu sobre o contexto da desigualdade social na visão de Rousseau.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kauanaalmeidaopah9iq
4

Resposta:

1)questão sobre a representação ainda passa em Rousseau pela pergunta

sobre o que pode ou não ser representado. A busca pela resposta partirá dos conceitos de vontade geral e soberania popular. O poder soberano pertence ao povo em união. É nessa união que se forma a vontade geral, que não pode de forma alguma ser transferida ou representada.

2) uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

3)Uma sociedade justa é uma sociedade em que todo mundo faz sua parte na sociedade sem o perigo de um prejudicar o outro , além disso uma que há justiça.

4) desigualdade social e os privilégios sociais podem ser superados se as estruturas da sociedade forem totalmente reformuladas (como, por exemplo, quando a servidão foi abolida na Idade Média), de outro modo serão sempre uma marca na vida das pessoas, mesmo aquelas que conseguem escapar de tendências locais e etc,..

5)Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade:A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

Perguntas interessantes