1 Conseguiu perceber que a desigualdade social se dá em vários
níveis? Proponha uma definição para as desigualdades em geral,
e explique o que significa dizer que as desigualdades se reforçam.
2 Explique com suas palavras o que é igualdade de condições e
de oportunidades.
3 Será que toda igualdade é positiva e toda desigualdade é
negativa? Justifique.
4 O conceito de desigualdade sempre teve como par contraste
o de igualdade. Seria essa a solução para os problemas que a
desigualdade social cria na vida das pessoas?
5 A mobilidade social é uma perspectiva de acabar com as
desigualdades para todos os grupos ou apenas para alguns?
a) Você conseguiu realizar esta atividade no tempo previsto?
b) Percorrer a trilha te ajudou a entender as desigualdades
sociais no Brasil?
c)
Soluções para a tarefa
1- A desigualdade pode ser vista como pessoas dentro de um mesmo contexto em situações bem distintas, por exemplo, todo são parte da sociedade, porém poucos possuem muitos recursos e muitos possuem poucos recursos.
As desigualdades se alimentam de forma que cada vez mais, pois os detentores de recursos sempre conseguem acumular mais, enquanto que os necessitados estão sempre passando dificuldades.
2-Para conceituar a igualdade de oportunidade eu gosto de usar a palavra equidade, que consiste em fornecer aos indivíduos as ferramentas que possibilitem que todos partam da mesma linha de largada.
3-Não, generalizações são perigosas, por exemplo, é necessário tratar os deficientes de maneira desigual, fornecendo a esses mais direitos que as pessoas saudáveis possuem, isso é feito visando a equidade.
4- As desigualdades sempre vão existir, isso faz parte da natureza humana, o grande ponto é fazer com que elas não sejam tão abruptas, por exemplo, nos países desenvolvidos os filhos de médicos e os filhos dos garis estudam na mesma escola, isso mostra que o sistema promove equidade.
1) Em um conceito geral, a desigualdade se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Como a desigualdade social está presente na sociedade?
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Assim, as desigualdades sociais se reforçam, visto que elas contribuem para o aumento entre a disparidade das classes econômicas e consequentemente para o preconceito.
Mais sobre as desigualdades:
brainly.com.br/tarefa/6322993
2) A igualdade nas oportunidades se dá justamente quando existe um equilíbrio na distribuição de renda e condições básicas que fazem parte da vida do ser humano.
Como a inclusão social se fundamenta na sociedade?
Ela parte do pressuposto que todos os indivíduos tenham igualdade em questões cotidianas básicas, como:
- Saúde;
- Educação;
- Segurança;
- Saneamento básico;
- Oportunidade de emprego etc.
Por fim, a igualdade social faz parte dos diferentes aspectos que temos como experiência na sociedade, além de contribuir para os indivíduos através de políticas públicas e afirmativas no geral.
Sobre o papel do assistente social:
brainly.com.br/tarefa/20476414
3) Sim. Quando pensamos em desigualdade estamos relacionando um paradigma estrutural, onde indivíduos são prejudicados todos os dias desde a formação da ideia de castas, estamentos e até mesmo a chegada do capitalismo industrial, etc.
Igualdade x Desigualdade:
A igualdade social lida com o equilíbrio entre os diferentes setores da sociedade, o que inclui a cultura, a economia, seus aspectos sociais como um todo.
A desigualdade social é plenamente o oposto, ela se fortalece das camadas menos favorecidas como mão de obra, enquanto os grandes patrões enriquecem as custas desse trabalho.
Mais sobre nosso PIB:
https://brainly.com.br/tarefa/21419551
4) Sim. Porém, a igualdade social não se conquista com apenas uma iniciativa. Vivemos em uma sociedade onde as desigualdades sociais ocorrem de forma estrutural.
Em um contexto histórico:
No Brasil, passamos por esse processo de tomada dos direitos por parte de um agente coercitivo, desde a colonização, séculos mais tarde com a vinda dos escravos para o Brasil, séculos a frente com a abolição da escravidão mas a chegada de indivíduos imigrantes de outros países que ainda sim tinham maiores oportunidades que os negros e não brancos no Brasil, até os dias de hoje, com a concentração de favelas e morros nos espaços segregados e a falta de oportunidade de milhões de pessoas.
Sobre o desemprego estrutural:
https://brainly.com.br/tarefa/17258362
5) A mobilidade social parte da posição social que um indivíduo ou grupo pertence e transita, porém, apesar de baseado no sistema de estratificação ele possui dois tipos:
A mobilidade horizontal e a modalidade vertical. A estratificação social parte de 3 pressupostos básicos como:
- A classe;
- O status;
- O poder.
Elas constituem a sociedade que se diferenciam a partir de um agrupamento dos indivíduos.
Por isso, a mobilidade social deve ser feita como está descrito em nossa constituição federal que todos somos iguais e temos direito a educação sem qualquer discriminação.
Mais sobre as castas e estamentos:
https://brainly.com.br/tarefa/1244391