1-Confrontando as telas de Tarsila do Amaral observamos que possuem cores vivas, traços fortes, pinceladas firmes e formatos disformes das mãos e pés. Essas são características de algumas das obras de Tarsila do Amaral que são consideradas antropofágicas. Você já viu os grafites dos muros das grandes metrópoles? O que essas pinturas modernistas possuem em comum com as pinturas dos grafiteiros das megacidades do mundo? Que lhe parece essa similaridade? 2-Comumente as obras literárias e as outras artes dialogam com o tempo de sua produção e todo o contexto histórico e cultural reverbera nas produções, pois tanto a História quanto a Literatura são discursos distintos que buscam representar as experiências dos homens no tempo, assim: “ambas são formas de explicar o presente, inventar o passado, imaginar o futuro. [...] ambas são formas de representar inquietações e questões que mobilizam os homens em cada época de sua história, e, nesta medida, possuem um público destinatário e leitor.” (PESAVENTO, 2003:81). A história brasileira através das artes se revela, portanto o movimento modernista expõe, em grande medida o diálogo das artes com a história do país pelo viés literário das obras apresentadas nesse período e pela produção das artes plásticas. Nesse sentido, o que se pode apreender pelo viés artístico acerca do contexto histórico brasileiro nas 04 primeiras décadas dos anos 1900?
Soluções para a tarefa
Resposta: ( 1 ):sim. os temas e contextos são sempre o mesmo , sempre se quer transmitir uma mensagem,a beleza da arte. essa similaridade parece até com o movimento cubista,modernista .
( 2 ):a Literatura desenvolve a sensibilidade, dando mais compreensão, reflexão, críticas e abertura para novos olhares e refletir sobre o mundo em nossa volta, abrindo nossos horizontes, ampliando os conhecimentos, possibilitando novas perspectivas.
Explicação:
1 - O que há de comum entre as pinturas modernistas e as pinturas dos grafiteiros?
Resposta pessoal.
Sugestão:
> O que há de comum entre essas pinturas é a presença de cores vivas, alegres e chamativas e o destaque para figuras humanas, sempre focalizando alguma parte do corpo e ressaltando alguma característica dele. Também é comum o uso de distorções, que trazem uma visão muito particular da realidade.
> Essa similaridade parece mostrar que a arte é capaz de romper a fronteira do tempo, pois não fica presa a um período específico da história.
2 - A questão quer saber o que podemos apreender, considerando a produção artística, da história do Brasil nessa época.
> Podemos apreender que o Brasil passava por profundas mudanças sociais e políticas, como o fim da escravidão e a marginalização dos negros, o desenvolvimento industrial e urbano, o estabelecimento das oligarquias e privilégios coloniais, etc.
Então, os artistas buscaram representar em suas obras essas mudanças e a insatisfação com a situação do país, por meio do rompimento com a tradição e de valorização de ideais nacionalistas e formação da nossa identidade.