1)
Conforme pontua Ribeiro (1997, p.19-20): "Com o final da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações Unidas - alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a democracia. Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e também incrementar a produção".
Diante da afirmação exposta, verificamos que no período de 1947 a 1963 foram lançadas, no Brasil, três campanhas de alfabetização de massa. Em se tratando das referidas campanhas está correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Na Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) os analfabetos eram compreendidos como competentes e vítimas de um sistema social desigual.
b)
A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) estava fundamentada unicamente nas ideias de Paulo Freire.
c)
A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) previa ações centradas somente na saúde dos camponeses.
d)
A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi planejada como um projeto para alfabetizar todas as crianças de 0 a 12 anos do Brasil, prevenindo assim o não domínio do código escrito quando adultas.
e)
A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi planejada pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), inicialmente como um projeto experimental.
2)
A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é marcada por inúmeras ações, entre elas, campanhas, programas, planos, movimentos, que trazem diversos desafios para o processo de ensino e aprendizagem desse público.
Diante dessa realidade, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) surge no final do século XIX e visa alfabetizar apenas as mulheres entre 35 e 55 anos.
b)
A Fundação Educar surge no governo de José Sarney e é finalizada no governo de Fernando Collor.
c)
O Programa Alfabetização Solidária (PAS), lançado na década de 1990, visava alfabetizar crianças de 7 a 9 anos, para que não se tornassem adultos analfabetos.
d)
O Programa Brasil Alfabetizado foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no ano de 1996.
e)
Criado na década de 1990, o Programa Alfabetização Solidária (PAS) foi lançado em parceria com o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.
3)
Temos como vigente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n.9.394, sancionada em 20 de dezembro de 1996.
Composta por uma grande quantidade de artigos, a referida lei, traz em seu enunciado um conjunto de intenções já promulgadas. Com base na leitura e análise desse documento, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A Seção II e V tratam especificamente da Educação de Jovens e Adultos.
b)
A Educação de Jovens e Adultos é abordada juntamente com as promulgações destinadas à Educação Superior.
c)
Há oito Artigos destinados especificamente à Educação de Jovens e Adultos, na Seção V.
d)
A Educação de Jovens e Adultos, independentemente da faixa etária, será destinada somente a pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio na idade própria.
e)
A Educação de Jovens e Adultos será destinada a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio em idade própria.
4)
Analise a Figura abaixo:

Figura: (1970) A grande máquina escolar (TONUCCI, 1997, p.100-101).
A partir da Figura intitulada "A grande máquina escolar" (TONUCCI, 1997), está correto afirmar que:
Alternativas:
a)
O currículo é neutro, considerando que nele não estão presentes questões de ordem social, política, econômica e cultural.
b)
A escola retratada na imagem valoriza questões multiculturais, sinalizando para o respeito as diferenças.
c)
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam, para obterem êxito nas avaliações escolares, anularem seus saberes cotidianos, permitindo, assim, o acesso a uma educação multicultural.
d)
A escola é palco de respeito e valorização das diferenças.
e)
Ao longo da história da educação brasileira, fica evidente uma escola marcada pela valorização monocultural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
1- A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi planejada pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), inicialmente como um projeto experimental, a ser implementado em um município.
2- A Fundação educar surge no governo Sarney e é finalizada no governo Fernando Collor
3- A Educação de Jovens e Adultos será destinada a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio em idade própria.
4- Ao longo da história da educação brasileira, fica evidente uma escola marcada pela valorização monocultural.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás