1. Conforme nos contam VASCONCELLOS E GARCIA, na “década de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. A realidade econômica dos principais países capitalistas era crítica naquele momento. O desemprego na Inglaterra e em outros países da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o número de desempregados assumiu proporções elevadíssimas. A teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário, apesar de a crise estar durando alguns anos. A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.”
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 27.
I.A forma usada pelo presidente americano no início dos anos 30 foi extremamente eficaz. Denominada New Deal , foi sobretudo uma ação de forte política fiscal expansionista.
PORQUE
II. A política fiscal constitui-se em ações do governo para “ajustar a torneira” no que tange aos gastos públicos e a arrecadação fiscal. Investimentos maciços em obras de infraestrutura, por exemplo, são consideradas ações expansionistas de política fiscal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa
correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2: I. Verdadeiro. O New Deal foi uma ação de forte política fiscal expansionista, pois injetava mais moeda no mercado, reduzindo a taxa de juros e incentivando o investimento privado, o que gerava a manutenção do emprego e o estancamento da crise.
II. Verdadeiro. A política fiscal ajusta os gastos públicos, a arrecadação fiscal e os investimentos do setor público e privado. As obras públicas para incentivar o emprego e a geração de renda também podem ser combinadas a tal modelo fiscal.
Abraços!
Resposta:
Resposta Correta:
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta certa. Isso mesmo, o principal das ações tomadas pelo governo norte-americano para contornar a crise de 1929 estão centradas na obra de Keynes que serviu como base para a formulação do New Deal, que consistiu em investimentos pesados em infraestrutura.