1)
Conforme Libâneo (1999, p.17), a educação deveria “[...] prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade”, munindo-os, assim, de clareza para intervenção política intencional nos processos sociais e políticos. Qual das alternativas a seguir está em consonância com as ideias de Libâneo e melhor define a função social da escola?
a)
A escola apresenta-se atualmente focada nas transformações tecnológicas digitais. Vários educadores verificaram certa desorganização no sistema educacional por causa desse foco, o que prejudica a formação social e política do sujeito como um todo.
b)
O conhecimento sistematizado não é qualquer conhecimento; é o saber estruturado cientificamente, ao mesmo tempo que é construído nas relações sociais, mas já reconhecido como formal e essencial.
c)
Na sociedade atual, a escola precisa organizar os processos formais e institucionalizá-los, mesmo que estejam fundamentados em algum viés ideológico, o que poderá definir os tipos de conhecimentos que devem constar nos currículos.
d)
A escola deve criar estratégias de relação entre a racionalidade administrativa e o processo educativo, o que acaba por definir os objetos de aprendizagem que serão apresentados nos currículos para formação dos alunos
e)
O sistema de ensino deverá determinar as prerrogativas do capital que objetiva muito mais a formação de mão de obra consciente do que a formação de um sujeito emancipado e politicamente ativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B.
O conhecimento sistematizado não é qualquer conhecimento; é o saber estruturado cientificamente, ao mesmo tempo que é construído nas relações sociais, mas já reconhecido como formal e essencial.
Explicação:
A educação deve prover os indivíduos dos conhecimentos e das experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social, com base no conhecimento sistematizado e construído por meio das relações. Essa é uma das funções essenciais da educação, e não há relação com os avanços tecnológicos ou com o viés ideológico. Da mesma forma, a relação entre a racionalidade administrativa e o processo educativo não pode alterar a função social da educação. Ressalte-se que a função social da educação não é responder às prerrogativas do capital.
O conhecimento sistematizado não é qualquer conhecimento; é o saber estruturado cientificamente, ao mesmo tempo que é construído nas relações sociais, mas já reconhecido como formal e essencial (B).
A pedagogia de Libâneo
José Carlos Libâneo cunhou junto com Dermeval Saviani a tendência pedagógica socioconteudista, onde os alunos são vistos como protagonistas das salas de aula, valorizando o conteúdo escolar.
O professor precisa usar o processo avaliativo como diagnóstico, ou seja, entendê-lo com método de auxílio para que o processo de ensino e aprendizagem se dê de modo mais autêntico.
A avaliação diagnóstica acontece para abordar o erro como construtivo, como saber e como prática, não havendo, somente, uma avaliação que visa à somatória e à classificação.
Saiba mais sobre Libâneo em: https://brainly.com.br/tarefa/51695018
#SPJ2