1 – Conforme a matéria estudada no PET 1, responda em seu caderno:
Quais foram os antecedentes da Expansões Marítimas?
_______________________________________________________________
Quais foram o imaginário nas Expansões Marítimas?
_______________________________________________________________
2 – Descreva o que foi “o pioneirismo português” e suas consequências:
__________________________________________________________________________
3 – Escreva com suas palavras a importância de estudar a “História e Cultura Afro-brasileira”, presentes hoje nos currículos escolares.
____________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. a)A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima. Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais)
RESPOSTA: Os Europeus
b)A América encontrada por Cristóvão Colombo, em meio a mares que jamais haviam sido navegado, incorporando-se ao imaginário, conforme atribuídos e destinados a ele, antes mesmo da época das navegações. O fértil imaginário europeu, já tinha construído este "Novo Mundo", restando para Colombo apenas a comprovação desses relatos.
RESPOSTA: Cristóvão Colombo.
2.Causas e fatores principais do pioneirismo português: - A monarquia portuguesa, caracterizada pela centralização do poder, garantiu uma estabilidade política favorável ao desenvolvimento dos negócios da burguesia comercial. Este fator foi muito favorável ao desenvolvimento dos empreendimentos marítimo-comerciais em Portugal.
3.O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, evitando-se distorções, envolverá articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstâncias e realidades do povo negro. É um meio privilegiado para a educação das relações étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização
Explicação: