1 - Conceitue o que é poder?
2 - Quais os poderes concentrados no Estados?
3 - Quais são as três formas de exercício do poder? E explique cada uma delas.
4 - O que é o Estado?
5 - Explique as noções de Estado e poder segundo Max Weber.
6 - Quais os três tipos de dominação segundo Max Weber. E explique cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:potere
Explicação:
A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade. A sociologia e a filosofia discutem formas e teorias sobre o poder, apresentando distintas definições, ao longo de séculos, de acordo com o cenário histórico, político e social de cada época.
2 - Quais os poderes concentrados no Estados?
Executivo - Como o próprio nome já indica é aquele que executa as leis e cuida da administração do Estado nos níveis federal, estadual e municipal.
Legislativo - O Poder Legislativo é quem se preocupa com a criação, modificação e aplicação das leis.
Judiciário - O poder judiciário tem como principal missão interpretar as leis, ou seja, colocar tudo aquilo que está escrito em letras frias e miúdas em um contexto.
3 - Quais são as três formas de exercício do poder? E explique cada uma delas.
podemos representá-los da seguinte forma: o poder econômico associado à posse dos bens; o poder ideológico contemplado pela influência das ideias e o poder político com a estrutura burocrática a seu favor.
4 - O que é o Estado?
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação.
5 - Explique as noções de Estado e poder segundo Max Weber.
A definição que Max Weber traz é que o Estado é a única entidade que possui o poder genuíno de lançar mão do uso da força como forma de intervenção, caso se verifique a necessidade, nas ações dos sujeitos que estão submetidos à sua jurisdição.
E Max Weber estabelece que o poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Quando alguém tenta, pela força física, estatal, legal ou de autoridade, impor a sua vontade sobre indivíduos, essa pessoa está exercendo o poder.