Administração, perguntado por ThaylaOficiaal1956, 1 ano atrás

1. Conceitos básicos em Administração: eficiência, eficácia e efetividade; as funções administrativas, níveis organizacionais, papéis do administrador.? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
7
A tríade eficiência, eficácia e efetividade corresponde à dimensão de desempenho, sendo que cada uma dessas palavras, embora relacionadas entre si, têm suas especifidades.

1. eficiência - está relacionado à qualidade do serviço prestado, pois o mesmo foi realizado da melhor maneira possível. Não houve desperdício de tempo e nem de custo. Todos os recursos foram muito bem viabilizados.

2. eficácia - 
além da qualidade, o serviço prestado precisa atingir metas pré estabelecidas. Por quê? Pra quê? A fim de se alcançar maior produtividade ou crescimento. Isso, é claro, dependerá do que a empresa/organização almeja alcançar.

3.efetividade - 
está relacionado ao impacto (resultado) causado com a qualidade e eficácia do serviço prestado. Serviço bem prestado, viabilizou bem seus custos e não desperdiçou tempo,  atingiu metas, e agora? A efetividade foi alcançada. 

4. 
Nas funções administrativas a eficiência e a eficácia são imprescindíveis. Elas devem fazer parte da rotina profissional do administrador.

Além disso, esse profissional deve conhecer alguns princípios que fazem parte das funções administrativas:

1. Planejamento - é uma ferramenta que ajuda a prever o futuro da empresa a fim de evitar imprevistos ou mesmo se preparar pra eles. O que colocar em prática, o como e o que se pretende atingir são elementos que fazem parte do planejamento.

2. Organização - todos os recursos disponíveis para executar o planejamento precisam está bem direcionados. Pra isso, a organização faz-se necessária.

3. Direção - uma vez o planejamento concluído, ele precisa ser bem executado a fim de evitar-se falhas ou mal viabilização dos recursos, tempo e tarefas. Pra isso, uma boa direção é necessária a fim de que os objetivos/metas sejam alcançados.

4. Controle - é o monitoramento. Esse controle precisa ser constante. Ele avalia os resultados obtidos conforme o planejamento.

Níveis organizacionais ou hierárquicos - estratégico, tático e operacional.

1. Estratégico -  função que cabe à gestão principal ou gestão mais alta. Nesse nível, há uma visão mais global da empresa. Metas a longo prazo são estabelecidas no nível estratégico.

2. Tático - as estratégias decididas/definidas no nível mais elevado são colocadas em prática nesse nível. A cada administrador é delegada uma organização. Metas a médio prazo são estabelecidas no nível tático.

3. Operacional - nesse nível, as tarefas são mais específicas e o foco é o cumprimento de metas a curto prazo.

Papéis do administrador - os objetivos organizacionais foram estabelecidos e precisam ser alcançados. Pra isso, o administrador precisa desempenhar vários papéis pra possíveis tomadas de decisão.

Esses papéis estão relacionados às relações interpessoais (habilidades humanas); informacionais (comunicação) e decisórios (processamento das informações para a tomada de decisão).



Respondido por amandasalests
0

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

1) Se o órgão construísse a estrada com o projeto original, ele teria agido com eficiência, pois promoveria a correta alocação dos recursos dentro do prazo estabelecido. Ou seja, o projeto seria eficiente, mas não eficaz. Para ser eficaz, o órgão considerou a construção de uma ponte que comportasse o maior fluxo de carros possível, pois, assim, ele atendeu aos objetivos do projeto, mesmo incorrendo no aumento de custos e prazos.

2) A falha no processo administrativo diz respeito à falta de planejamento para se executar o projeto, pois foi necessário alterá-lo. Essa situação revela ao administrador que, antes de se executar um projeto, é preciso investir no planejamento, para evitar maiores alterações e, consequentemente, o aumento de custos e prazos.

Perguntas interessantes