Filosofia, perguntado por victoryury05pau87t, 9 meses atrás

1) Conceito utilizado por Franz Boas para explicar a grande diferença de culturas na humanidade, fazendo pela primeira vez uma aproximação entre História e Antropologia. 2) É uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos: os saberes, os modos de fazer, ideais, crenças e etc. 3) Denomina-se tudo aquilo produzido pela humanidade no plano concreto como: tecidos, utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas etc. - que formam o ambiente concreto de determinada sociedade. 4) Diz-se aquilo que promove a interação entre as culturas, afinal nenhuma cultura é isolada. Uma cultura pode apropriar-se elementos de outra cultura e vice versa. 5) Esse tipo de cultura está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fato de viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é acessível á grande massa (povo). 5) O significado mais simples desse termo afirma que abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. 6) Cultura de massa que pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa. 7) É um conceito que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura. 8) É o conjunto de pessoas que compartilham a mesma cultura, propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Mantém uma íntima relação com o meio social. 9) Dá-se o nome aos estudiosos e pesquisadores que desde o século XIX, procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura.


victoryury05pau87t: Por exemplo, gestos como
rir, xingar, cumprimentar, assim como os modos de vestir ou comer indicam, para outras pessoas do
grupo tanto a posição social de um indivíduo quanto seus sentimentos, mas apenas porque quem
interpreta seus gestos e sua fala possui os mesmos códigos culturais.
victoryury05pau87t: É por isso que, ao depararmos
com uma pessoa de cultura diferente, podem acontecer confusões e mal-entendidos, como um
cumprimento ser considerado rude ou uma roupa ser considerada imprópria.Quando consideramos uma
cultura inferior a outra denominamos isso como etnocentrismo, é preciso ressaltar que todas as culturas
têm uma estrutura própria, todas mudam, todas são dinâmicas. Assim,
victoryury05pau87t: não é possível falarmos de povos
sem história, porque tal fenômeno significaria a existência de uma cultura que não passasse por
transformações ao longo do tempo.
victoryury05pau87t: Também a noção de culturas "atrasadas" é ultrapassada, pois para
considerarmos uma cultura atrasada teríamos de julgá-la segundo o parâmetro de "adiantamento" de
outras sociedades, o que não é possível. Outro dado a considerar é que as culturas estão sempre em
interação, pois nenhuma cultura é isolada.
victoryury05pau87t: A definição de cultura como o conjunto de realizações humanas, materiais ou imateriais leva-nos a
caracterizá-la como um fundamento básico da História, que por sua vez pode ser definida como o estudo
das realizações humanas ao longo do tempo.
victoryury05pau87t: Trabalhar com a rica gama de significados do conceito de cultura dá aos indivíduos uma importante
ferramenta contra o preconceito, pois esse é derivado principalmente do etnocentrismo.
victoryury05pau87t: Uma estratégia
possível é passar a observar elementos de culturas diferentes da nossa, como as sociedades africanas
ou indígenas, japonesa etc.,
victoryury05pau87t: expondo como cada uma dessas culturas corresponde a respostas a seus
próprios problemas e tem significado para os seus membros. Essa estratégia tem outra vantagem, que é
a possibilidade de se discutir a diversidade cultural e estimular o respeito à diferença.
victoryury05pau87t: Assim, vale
lembrar que um dos principais objetivos de trabalhar com o conceito de diversidade cultural é a
necessidade de se combater o etnocentrismo, preconceito e discriminação.
victoryury05pau87t: alguém me ajuda por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

1) O conceito utilizado para explicar a diversidade de culturas da humanidade por Franz é o fenômeno cultural.

O trabalho de Franz

Ele percebeu que a compreensão da cultura era um processo muito mais complexo do que o que já vinha sido estudado, e, para compreender uma cultura seria necessário uma comunicação direta com a comunidade local, e principalmente aprender a língua dos povos.

Com este estudo, o antropólogo percebeu que nenhum povo é inferior a outro. A diferença entre os povos está na diversidade de costumes. Ele fundamentou suas teorias escrevendo diversos trabalhos de antirracismo, e incentivou que outros pesquisadores fizessem o experimento social em diversas partes do mundo.

2) A cultura imaterial é a concepção de cultura patrimonial, que abrange as tradições de um grupo, prezando pela ancestralidade. Ela é transmitida de geração em geração e é uma cultura que está em constante transformação, pois com os anos ela vai se ressignificando.

Temos como exemplo aqui no Brasil a capoeira como cultura imaterial, que é uma união entre o esporte, a dança, luta e o entretenimento. Ela era usada como resposta à violência a qual os escravos eram sujeitados nos tempos do Brasil imperial.

3) De acordo com a arqueologia, o ser humano, desde o início dos tempos, criou diversos objetos aproveitando materiais que estavam à disposição na natureza. Com o desenvolvimento das sociedades e diversidades culturais, a criação de objetos foi sendo aprofundado, possibilitando a aprendizagem da utilização de materiais mais elaborados e duradouros.

4) O que promove interação entre culturas é a aculturação. Através dela, as pessoas que passam por um processo de mudança sociocultural se adaptam às culturas e costumes de outra comunidade. Como por exemplo, aqui no Brasil, nós fomos colonizados pelos portugueses e tivemos a escravidão dos povos africanos como um grande marco que originou a nossa sociedade e a nossa cultura.

5) A cultura erudita está ligada diretamente à elite e é restrita a um grupo limitado de pessoas, geralmente classes sociais consideradas altas ou indivíduos que tenham um certo nível de compreensão acadêmica. Exemplo: a escultura David, de Michelangelo.

6) A cultura abrange todas as realizações materiais e espirituais de um povo. Nela contém conhecimentos e comportamentos que foram aprendidos com o tempo. Toda cultura tem uma história própria, que se desenvolve de forma particular e que a torna única.

A importância do estudo da cultura

Ela é ligada diretamente com o conhecimento e o exercício do pensamento, que são princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Ela se torna importante em caráter pessoal, moral e intelectual de um indivíduo e no desenvolvimento de sua capacidade em se relacionar com as pessoas que o cercam.

7) A cultura popular representa as demonstrações artísticas oriundas da interação entre indivíduos de uma comunidade. Ela reúne elementos e tradições que são associados à linguagem popular e oral. No Brasil, essa cultura reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições que são o resultado da miscigenação de culturas, como o boitatá, lenda do nosso folclore.

8) O etnocentrismo ocorre quando uma pessoa (ou um grupo de pessoas), que não possui os mesmos hábitos e caráter social do que a outra pessoa (o outro grupo de pessoas), se julga melhor ou pior, baseando-se na sua condição social, ou por diferentes hábitos ou pela sua cultura. Isso ocorre muito com os portugueses em relação aos brasileiros, e vice-versa.

É uma observação errônea do mundo em relação ao seus próprios costumes.

9) A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilha a mesma cultura e forma uma comunidade. Os membros dela podem ser de diferentes etnias e podem pertencer a diversas classes sociais. O que forma uma sociedade são os interesses em comum entre os membros dela e as preocupações relativas a um objetivo comum.

10) Os antropólogos procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura. A prática mais comum na antropologia é a observação e a descrição de povos e de sua cultura, ou seja, a etnografia.

Nela, o antropólogo estuda os hábitos e costumes dos povos afim de  compreendê-los e melhor retratá-los. Como investigação científica, ela traz alguns incentivos para o campo das pesquisas qualificativas, exclusivamente para os estudos que se interessam pela questão de desigualdade social, métodos de afastamento e ocorrências sócio-interacionais que estão presentes na nossa sociedade.

A etnografia na atualidade

Ela têm se destacado mundo corporativo, principalmente em empresas com foco no marketing através de mídias sociais. Com o aparecimento da última pandemia, os antropólogos fizeram pesquisas com o intuito de construir um relato com um coletivo de experiências que podem auxiliar as comunidades acadêmicas a compreender a sociedade como um todo.

Gostou? Eu espero ter ajudado! Aprenda mais sobre antropologia em https://brainly.com.br/tarefa/19419830

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes