1) Compreendemos a construção e reconhecimento dos direitos sociais como um processo. Neste sentido, analise a assertiva abaixo e assinale a alternativa a que está se referindo. "No bojo destas transformações, encontramos vários movimentos de emancipação: feminismo, multiculturalismo, nacionalismo, lutas contra a herança eurocêntrica do colonialismo; a característica distintiva destes movimentos é o seu foco dirigido para um repensar dos paradigmas sociais e culturais preexistentes como parte de uma política de identidade (TORRES, 2003)." Alternativas: a) Podemos considerar tais movimentos como novos movimentos sociais. b) Podemos considerar tais movimentos como movimentos sociais tradicionais. c) Não é possível considera-los como legítimos uma vez que não condensam as estruturas de classe. d) A assertiva acima está se referindo a movimentos sociais que somente se fizeram presentes na Europa e na América do Norte. e) Quando analisamos a assertiva acima consideramos que tais fenômenos não devem ser classificados como novos movimentos sociais, uma vez que mitos destes tem seu ápice na década de 1970. 2) Ao analisar os processos constituintes do reconhecimento da legitimidade dos direitos sociais, faz-se necessário um olhar para história para compreender suas reais raízes. Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação aos direitos sociais. Alternativas: a) É correto afirmar que os direitos sociais nascem de um aperfeiçoamento da caridade. b) No âmago dos direitos sociais encontramos as raízes da fé cristã que com seus conceitos de solidariedade transformam a sociedade em um mundo melhor. c) É correto afirmar que a questão social força o reconhecimento do Estado e do capital para com os direitos sociais. d) Compreendemos que ao lado da luta dos trabalhadores, temos o Serviço Social enquanto o principal responsável pelo reconhecimento e legitimidade dos direitos sociais. e) É correto afirmar que os direitos sociais decorrem da benesse do capital sensível a situação degradante dos explorados pelo sistema. 3) Diferentes fenômenos devem ser considerados ao analisar a emergência e estado contemporâneo dos direitos estabelecidos. Deste modo, analise a frase abaixo e assinale a alternativa correta a que está se referindo. "Esse deslocamento passa a garantir a compatibilidade das liberdades de ação individual; esta, por sua vez, obtém sua legitimidade num processo legislativo que se apoia no princípio da soberania do povo – que é garantido pelos princípios democráticos". Alternativas: a) Está se referindo aos novos direitos difusos. b) Está se referindo a passagem da era da tradição moral para a era dos direitos modernos. c) A expressão acima está se referindo ao sistema feudal e sua consolidação. d) A expressão acima está se referindo ao processo de emersão da questão social. e) Está se referindo ao direito consuetudinário. 4) Compreendemos que quando nos referimos a questão de direitos temos que relacionar os fenômenos históricos a fim de compreendê-los em suas magnitudes. Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação ao direito consuetudinário. Alternativas: a) É inscrito no período da idade média. b) Não é permitida mobilidade social. c) Fazia parte do universo do feudalismo. d) O direito natural estava ligado ao direito de nascença. e) Todas as alternativas estão corretas. 5) É correto afirmar que quando destacamos os conteúdos relativos aos direitos sociais temos que nos ater que estes são frutos de construções históricas. Neste sentido, diferentes visões de mundo se fizeram presente e moldaram o entendimento plural quanto a seus conteúdos na contemporaneidade. Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta quanto ao jusnaturalismo. Alternativas: a) Podemos afirmar que esta corrente entende que os homens constroem sua própria história e com base nestes pressupostos delimitam o que é e o que não é direito. b) É correto afirmar que nesta linha de pensamento, somente se reconhece como direito natural às coisas imateriais. c) Aqueles que sustentam esta linha de pensamento destacam que os homens nascem com direitos que são inerentes a sua condição de seres humanos. d) Aqueles que se alinham a esta corrente defende que com exceção da vida, nada é um direito natural. e) Os que se alinham a esta perspectiva, defendem que os únicos eleitos para o direito natural são aqueles que possuem posse de terra.
natiely1112:
tbm quero saber
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