1- complete com informações sobre o islã:
A- quem foi Maomé e o q ele fez:
B- a diferença entre politeismo e monoteísmo:
2-" a visita a cidade de meca é uma das obrigações de todo mulçumano. Ela faz parte dos cinco pilares do islã" cite e explique com suas palavras os principios fundamentais do islã.
3- descreva as novidades que a cultura árabe trouxe para o Ocidente.
4- como eram os castelos na idade media?
5- quais as principais características do periodo conhecido como idade media?
6- descreva vassalos e suseranos e suas características.
7- explique como era a vida na europa feudal.
8- quais eram os principais compromissos feudais ?
9- o que era a "homenagem" ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.a Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.
b.Monoteísmo é a crença em um deus singular, em contraste com o politeísmo, a crença em várias divindades. Politeísmo é, no entanto, conciliável com o monoteísmo inclusivo ou outras formas de monismo; a distinção entre monoteísmo e politeísmo não é clara nem objetiva.
2. Os cinco pilares são: Fé — rezar e aceitar o credo (Chacado, Chahada ou Shahadah); Oração — orar cinco vezes ao longo do dia, com o fiel voltado em direção a Meca (Salá, Salat ou Salah);
3 . Seguindo portanto relatos históricos, podemos então concluir que a influência árabe em alguns aspectos de nossa cultura deve-se ao fato conhecido por todos nós, e que se trata do domínio árabe durante oito séculos na Península Ibérica. Este legado influenciou e marcou definitivamente a língua, literatura, artes, arquitetura, culinária e muitas outras facetas da cultura portuguesa.
4. Estes castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído. ... Os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres, onde ficavam posicionados arqueiros e outros tipos de guerreiros.
5. As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
6. Quem era o vassalo e o suserano?
Suseranos e Vassalos
O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem.
7.O Feudalismo na Europa compreende o período da Idade Média a partir da descentralização do Império Romano tendo surgido entre os séculos IX e X na Europa Ocidental.
8. As obrigações feudais, por vezes chamadas de impostos ou tributos feudais, eram uma série de obrigações que primeiramente os servos, que estavam presos às terras dos senhores feudais, e depois os enfiteutas e mesmo os camponeses e vilões proprietários de terras alodiais, durante a Idade Média na Europa, tinham que pagar obrigatoriamente aos senhores ou ao rei. De início eram satisfeitas em géneros, mas, pouco a pouco, com o desenvolvimento da produção e do comércio, muitas delas passaram a ser remidas em dinheiro.
9. De maneira simples, jurar fidelidade ou prestar homenagem exclusivamente para um indivíduo reconhecidamente superior poderia fortalecer uma sociedade em linhas hierárquicas bem definidas.