1)Complete a frase de acordo com o texto lido:
Trabalhar com canções de outras _________ pode impulsionar os estudantes a produzir ações ______________ e proporcionar a eles outros conceitos, possibilidades _________ e ideias _________.
Alternativas:
a) Nacionalidades; pedagógicas; práticas; bacanas.
b) Culturas; pedagógicas; sonoras; percussivas.
c) Culturas; interculturais; sonoras; musicais.
d) Nacionalidades; interculturais; manuais; múltiplas.
e) Culturas; sociais; manuais; percussivas.
2) Na leitura do Para saber mais vimos que todo e qualquer trabalho pedagógico precisa ser planejado.
Em relação ao planejamento, podemos afirmar que:
( ) Possuir a compreensão da teoria e da metodologia que iremos adotar em nosso planejamento não é essencial, visto que a experiência docente nos fortalece em nossas práticas.
( ) A falta da realização de um planejamento pode levar o professor a sérios problemas de condução de direcionamento de suas práticas e da perda de seus objetivos.
( ) Planejar é um ato educativo que ensina e conduz as ações de aprendizagem.
( ) Para que o trabalho educativo se realize faz-se necessário o planejamento sem critério das atividades que serão desenvolvidas em sala de aula.
( ) Uma vez realizado o planejamento, nada mais pode ser alterado.
( ) Professores e alunos devem ser protagonistas dos processos idealizados no planejamento.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
a) F – V – V – F – F – V.
b) F – F – V – V – F – F.
c) V – F – F – V – V – F.
d) F – F – F – F – F – V.
e) V – V – V – V – F – V.
3) “Paisagem sonora” e “Teoria do Espiral” são respectivamente conceitos de quais educadores musicais:
Alternativas:
a) Murray Schafer e Keith Swanwick.
b) Murray Schafer e Hans Joachim Koellreuter.
c) Hans Joachim Koellreuter e Murray Schafer.
d) Keith Swanwick e Hans Joachim Koellreuter.
e) George Sellf e Hans Joachim Koellreuter.
4) A partir de tudo o que lemos no decorrer de toda a disciplina, como podemos definir uma educação musical de excelência?
Alternativas:
a) Uma educação musical que prioriza a excelência é aquela que se atenta somente para a formação humana de seus alunos – a música é apenas o meio – ensina-se convivência.
b) Uma educação musical que prioriza a excelência é aquela que torna essencial a aprendizagem técnica de um instrumento musical de forma autônoma – ensina-se música.
c) Uma educação musical que prioriza a excelência trabalha conjuntamente com os conteúdos musicais e os conteúdos que levam em conta a humanidade do aluno – ensina-se música e formação humana.
d) Uma educação musical que prioriza a excelência trabalha com a técnica musical de forma coletiva.
e) Uma educação musical que prioriza a excelência é aquela que abandona o uso de instrumentos musicais e estimula apenas o uso do corpo e do movimento.
5) De acordo com nossos estudos, o que leva e como podemos desenvolver o ato de criar e a criatividade em nossos alunos?
Alternativas:
a) Proporcionando estudo e práticas em que os alunos possam se expressar por meio da manipulação de materiais sonoros.
b) Uma alimentação saudável pode levar os indivíduos a criarem mais.
c) A criatividade é algo nato.
d) Potencial criativo é de todo ser humano, independente de estimularmos práticas criativas, todos conseguirão criar.
e) Inspiração divina é essencial para poder manipular materiais sonoros.
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Resposta:
c) Culturas; interculturais; sonoras; musicais.
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