Geografia, perguntado por pimenta23251999, 5 meses atrás

1) Compare os dois sistemas agrícolas, citados nos textos em relação a: produtividade, qualidade e problemas ambientais.

2) Esses modelos agrícolas podem caracterizar a classificação econômica desses países. Cite a classificação socioeconômica da China, no continente asiático e dos países Chade, Mali, Níger e Nigéria no Continente Africano.

3) De acordo com o texto quais pises contribuem com a FAO, em auxilio a população?

4) Explique em que consiste a tecnologia da areia mágica em regiões de deserto.

5) ) A maioria dos países pobres não tem acesso a essas novas tecnologias de cultivo. Quais as consequências para a população?

textos 1 e 2 nos comentários


pimenta23251999: pt2 (texto 1)
pimenta23251999: O cultivo de lavouras em desertos abre novas possibilidades para atender a demanda crescente por alimentos em novas áreas para agricultura e pecuária. Sem contar os continentes gelados, o planeta tem 16 milhões de km² de desertos em diversos ambientes, uma área que equivale ao dobro do tamanho do Brasil.
pimenta23251999: pt3 (texto 1) Com todo esse espaço quase dobraria a área agricultável em todo o mundo, que hoje é de 18 milhões de km² e poderia resolver com sobras a demanda por alimentos, fibras e combustível a nível global.Nesse sentido já existem algumas iniciativas que buscam viabilizar esse processo.
pimenta23251999: pt4 (texto 1) Uma tecnologia desenvolvida nos Emirados Árabes, conhecida como areia mágica, é composta por produtos que transforam a areia em retentores de água e nutrientes, em torno das raízes, permitindo ainda a circulação do ar. A tecnologia ainda permite a economia de até 80% da água e já foi testada em desertos da China, Emirados Árabes e Estados Unidos
pimenta23251999: pt5 (texto 1) A China, aliás, vem desenvolvendo métodos para cultivo em solos mais secos. Recentemente o país asiático ampliou o seu plano de manipulação climática, para a produção de chuvas artificiais. Além disso, os chineses ainda trabalham em no cultivo de uma variedade de arroz rústico. A planta que tem 7 mil anos gerou uma safra que pode ser plantada em desertos localizados na região norte do país.
pimenta23251999: TEXTO 2 Situação da segurança alimentar na região do Sahel continua difícil
Cerca de 11 milhões de pessoas na região do Sahel, na África, ainda vivem situação de severa insegurança alimentar, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Famílias carentes usaram seus estoques de comida e estão enfrentando altos preços de alimentos enquanto aguardam a próxima colheita.
pimenta23251999: pt2 (texto2) Roma, 04 de setembro de 2013 - Cerca de 11 milhões de pessoas na região do Sahel, na África, ainda vivem situação de severa insegurança alimentar, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
pimenta23251999: pt3 (texto 2) Famílias carentes usaram seus estoques de comida e estão enfrentando altos preços de alimentos enquanto aguardam a próxima colheita. A FAO apela para a comunidade internacional aumentar o financiamento para assistência aos fazendeiros e pastores mais vulneráveis na região ao sul do Deserto do Sahara.
pimenta23251999: pt4 (texto 2) Apesar de um apelo da FAO para um total de US$ 113,1 milhões este ano para auxiliar cerca de 6 milhões de pessoal vulneráveis no Sahel, apenas US$ 19,4 milhões foram recebidos, cerca de 17% do total necessário. Com as contribuições recebidas até agora, a FAO tem apoiado 1,6 milhões de agricultores e agropecuaristas e pecuaristas.
pimenta23251999: pt5 (texto 2) "A recorrente crise alimentar e nutricional no Sahel em 2005, 2008 e 2012 erodiu a capacidade dos pobres de manter e restaurar seus meios de vida", disse Lamorudia Thiombiano, chefe interino do Escritório Regional da FAO para a África e do Escritório Sub-Regional para África Ocidental. "Em vez de trabalhar em seus próprios campos, muitos fazendeiros pobres são forçados a vender seu trabalho e não conseguiram se beneficiar do clima bom de 2012".

Soluções para a tarefa

Respondido por eloisatofoli24
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes