1) Como Weber propõe uma compreensão do capitalismo? 2) Por que Weber explica a origem do capital como puritano e calvinista? explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Weber, através do seu estudo sobre ação social propõe que para compreender o capitalismo deve-se buscar a intenção por trás das ações dos indivíduos que estão incluídos na sociedade capitalista orgânica.
2) Weber explica que uma das origens do capitalismo é a ética protestante, principalmente a calvinista e puritana. A religião calvinista defendia que o trabalho dignifica o homem, que o destino do homem está predestinado e que a única forma de se ter noção se o indivíduo iria para o céu ou inferno seria através do trabalho. Assim, quem fosse rico através do trabalho suado e legal saberia que está rumo ao caminho do céu. E, a ética calvinista negava o gasto supérfluo do dinheiro em coisas banais e pecaminosas. Então, se a origem do capitalismo, e principalmente o capitalismo industrial, é na Inglaterra é certo dizer que a origem do capitalismo está diretamente ligada com a origem da burguesia calvinista e puritana.