1. Como viviam os franceses no final do século XVIII? Explique *
2. Como era dividida a sociedade francesa ? Explique. *
3.O que é: a) Privilégio; b) Talha ; c) Dízimo *
4. Como vivia a população francesa? Explique *
5. Qual era o sentimento da burguesia em relação a monarquia? Explique *
6. Como era o governo de Luis XVI e que atitude tomou? *
7. Qual era o objetivo da assembleia convocada pelo rei? *
8. Qual foi a decisão de Luis XVI na assembleia? *
9. O que ocorreu em 4 de julho de 1789 e porque? *
10. Com a queda da Bastilha , qual foi a ação do povo? *
11. Qual foi a ação da assembleia em 4 de agosto de 1789? *
12. Que documento foi aprovado pela assembleia e quais eram suas leis? *
13. O que ocorreu com a invasão da França? *
14. Explique eram os: a) Girondinos, b)Jacobinos, c) Cordeleris, d) Planicie *
15.Quais foram as ações dos Jacobinos ao assumir o poder? *
16. Explique o que foi o "Período do terror" *
17.Qual foi a atitude do Girondinos e os Planície em relação aos conflitos? *
18. Explique o que foi a Conspiração do Iguais. *
19. O que ocorreu em 10 de novembro de 1799? Explique *
POR FAVOR ME AJUDEM
EU AGRADEÇO MUITO QUEM ME AJUDAR
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) No final do século XVIII, a França era uma monarquia absolutista em que o rei era Luís XVI. O poder de Luís XVI, como em todo regime absolutista, era pleno, e a sociedade francesa era dividida em grupos sociais muito bem definidos.
2) A sociedade francesa era divida em três ordens ou estados sociais: 1º estado - Clero (auto e baixo). 2º estado - Nobreza (palaciana, provincial e tolgada) 90% dos gastos do estado e isenções e privilégios. 3º estado - Povo (burguesia, camponeses, servos,trabalhadores e sans-culottes) impostos e obrigações feudais.
3) a) Vantagem atribuída à uma pessoa, em comparação aos demais
b) Ação de talhar, cortar, porção de metal que se tira com o buril
c) É o que os tributos pagavam para a igreja como obrigação religiosa
4) Em meados do século XVIII, a população francesa vivia em condições precárias, era objeto de extorsões diversas, da exorbitante exploração do trabalho e do pagamento de múltiplos impostos.
5) Essa organização do poder é chamada monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder. ... Além dos reis, ganharam importância nesse processo os burgueses, que se tornaram o grupo social de maior poder político e, sobretudo, econômico.
6) Luís XIV (Saint-Germain-en-Laye, 5 de setembro de 1638 – Versalhes, 1 de setembro de 1715), apelidado de "o Grande" e "Rei Sol", foi o Rei da França e Navarra de 1643 até à sua morte. a atitude foi Convocar a Assembléia dos Estados Gerais para propor a estenção da cobrança de impostos ao 1° e 2° estados
7) Um Comitê Constitucional de doze membros foi convocado em 14 de julho com o objetivo de redigir grande parte dos artigos da Constituição que, em 3 de setembro de 1791 é reconhecida pelo rei e se torna a primeira Constituição da França.
8) Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia
9) A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille), também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789.
10) A tomada da Bastilha simbolizou a manifestação da insatisfação popular contra o Antigo Regime francês. No final do século XVIII, a França possuía um regime baseado no princípio da monarquia absolutista, no qual um rei concentrava todo o poder do Estado. luis XVI
11) Em 27 de agosto de 1789 a Assembleia publicou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão baseada em parte na Declaração de Independência dos Estados Unidos e no estabelecimento dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
12) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No dia 26 de agosto de 1789 é aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que estabelecia a igualdade de todos os cidadãos perante a lei e a resistência mediante qualquer ato de opressão.
13) A invasão de Paris foi registrada em fotos que retratam a desolação da população francesa (parte dela) com a derrota para os alemães. A derrota da França levou ao surgimento da França de Vichy, um regime francês que colaborou com os nazistas ao longo da guerra.
14) Girondinos: Alta burguesia.
Jacobinos: pequena e média burguesia e proletariado do país liderados por Saint-Just e Robespierre. Defendiam os direitos do povo.
Cordeliers= ou Sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do Cidadão era uma popular sociedade política, fundada em 27 de Abril de 1790,
Planície: Apoiavam quem estava no poder.
15) Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. ... No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte.
16) Na Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um período compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos
17) À direita, o grupo dos girondinos defendendo os interesses da burguesia, que nesse momento estava dominando a Convenção. No centro, o grupo da planície (ou pântano),
18) Conspiração dos Iguais foi um movimento igualitário (precursor do anarquismo e do comunismo) ocorrido durante a Revolução Francesa e liderado por Graco Babeuf que, em 1796, propunha a "comunidade dos bens e do trabalho", cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens.
19) Golpe do 18 de Brumário. ... O 18 Brumário coincidia com os dias 9 e 10 de novembro de 1799 do calendário gregoriano. Articulado pelos girondinos, a alta burguesia francesa, o golpe foi usado como forma de preservar as conquistas da Revolução Francesa e conter a guerra contra os países contrários aos ideais revolucionários
Explicação:
espero tera judado