Português, perguntado por carolmarquesoliveira, 11 meses atrás

1-Como trecho revela nos dois primeiros parágrafos o estranhamento entre as duas culturas?
2- o que permite a interação entre indígenas e navegadores?

3- segundo Pero Vaz de Caminha os portugueses tinham segurança na interpretação do que os indígenas comunicavam? Justifique sua resposta

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1318

1. Pero Vaz de Caminha, escrivão da Corte Portuguesa, apresenta nos seus relatos evidente estranhamento diante do encontro entre portugueses e indígenas, acentuando a ausência de roupas nos indígenas, bem como a cor da pele dos mesmos e demais características físicas.

2. A interação entre ambos é baseada na dúvida e no interesse pelas riquezas que cada povo poderia oferecer.

3. Não. Segundo o texto, os portugueses obviamente não compreendiam a linguagem indígena, e estavam desconfiados da nova situação na qual se encontravam.

Respondido por torres320
46

1. O trecho revela nos dois primeiros parágrafos o estranhamento entre as duas culturas por indicar que os nativos não quiseram se alimentar com as comidas oferecidas pelos portugueses.

Sob o ponto de vista do colonizador, esses alimentos eram bons. De acordo com os índios, porém, não eram.

O cronista indica que foi dado vinho para que os nativos de bebessem, mas estes não se agradaram do sabor. Além disso, foram oferecidos pães, peixes cozidos e mel, mas o aceite também não foi concretizado pelos índios.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/25793084

2. O permitir a interação entre indígenas e navegadores era a curiosidade em relação ao outro.

Os índios não compreendiam o motivo pelo qual os colonizadores estavam em sua terra. Por outro lado, os portugueses também não compreendiam o motivo pelo qual os índios não correspondiam em relação a vários fatores, como por exemplo, à alimentação dos europeus. Dessa maneira, foi estabelecida uma troca, ou seja, uma interação baseada na curiosidade em relação ao outro.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/25927385

3. Segundo Pero Vaz de Caminha, os portugueses não tinham segurança na interpretação do que os indígenas comunicavam. Isso ocorria porque a língua dos nativos era desconhecida para os europeus e vice-versa.

O último parágrafo do texto indica essa incerteza na comunicação entre índios e portugueses. Isso fazia com que os colonizadores não tivessem segurança na hora de interpretar os enunciados ditos pelos nativos.

Apesar disso, por curiosidade, ambos tentavam estabelecer uma comunicação.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/34670834

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes