1. Como também podemos chamar esses espaços concentrados urbanos a que o autor se refere? *
1 ponto
a) A metrópole: grandes cidades que fazem divisa com outras menores e que muitas vezes até se confundem. São marcadas pela presença da tecnologia e da oferta de serviços e trabalhos muito variados.
b) O Burgo que era uma pequena cidade fortificada com a presença de muralhas e marcado pela vida em movimento com mais liberdade para seus moradores do que dentro do feudo.
c) Corporação de ofício: um espaço que reunia trabalhadores que executavam os mesmos trabalhos manuais. Era como uma pequena cidade, porém só habitada por artesãos especializados na produção de um mesmo produto..
d) Feudo que tratava-se de um espaço de produção onde as relações sociais e econômicas se davam baseadas na troca e na prestação de serviços entre senhores feudais, clérigos, cavaleiros e camponeses.
2. Na Idade Média grande parte das cidades se localizavam nas terras de condes, duques ou bispos. Os moradores tinham de pagar impostos a eles e prestar serviços gratuitos, como consertar estradas e pontes ou outro trabalho necessário na manutenção da cidade. Dentre as alternativas abaixo, qual retrata uma das formas para as cidades conseguirem maior liberdade? *
1 ponto
a) Os moradores das cidades negociaram com os bispos, duques e condes a liberdade aumentando a quantidade de serviços prestados, fazendo trabalhos gratuitos nos domingos, dias festivos e de celebrações.
b) Muitos moradores dos centros urbanos eram burgueses. Para ter liberdade de comércio conseguiram na justiça o direito de comerciar para quem quisessem e a isenção de impostos em todos os produtos comercializados.
c) Para se libertarem desse controle, os habitantes das cidades, lutaram de várias formas para conseguir maior liberdade. Uma das formas de maior liberdade era por meio de rebeliões contra o aumento de impostos e as autoridades
d) Os moradores das cidades formaram exércitos permanentes e mantinham-os em prontidão nas muralhas da cidade. Dessa maneira controlavam quem entrava e quem saía. Só tinha passagem livre nobres, bispos e duques.
Soluções para a tarefa
- Resposta
1-B)O Burgo que era uma pequena cidade fortificada com a presença de muralhas e marcado pela vida em movimento com mais liberdade para seus moradores do que dentro do feudo.
2-C)Para se libertarem desse controle, os habitantes das cidades, lutaram de várias formas para conseguir maior liberdade. Uma das formas de maior liberdade era por meio de rebeliões contra o aumento de impostos e as autoridades
- Explicação:
1-B)O burgo era um modelo de pequena cidade, fortificada. Marcado pela vida em movimento; oferecia mais liberdade do que dentro do feudo.
2-C)Os moradores tinham de pagar impostos a eles e prestar serviços gratuitos, como consertar estradas e pontes. Para se libertarem desse controle, os habitantes das cidades, lutaram de várias formas para conseguir maior liberdade. Uma das formas de maior liberdade era por meio de rebeliões contra o aumento de impostos e as autoridades. Outra maneira de liberdade, era a compra de cartas de franquia, documento que dava aos moradores o direito de administrar a sua cidade. Com a carta de franquia, eles escolhiam representantes, que eram, geralmente, comerciantes ou banqueiros.
ESPERO TER AJUDADO! :)
leonardo gadelha dalla benetta
me segue no tik tok @gadelhaff
1 - Podemos chamar esses espaços concentrados urbanos de Burgo que era uma pequena cidade fortificada com a presença de muralhas e marcado pela vida em movimento com mais liberdade para seus moradores do que dentro do feudo. Alternativa correta, letra B.
2 - Uma das formas para as cidades conseguirem maior liberdade era por meio de rebeliões contra o aumento de impostos e as autoridades. Alternativa correta, letra C.
Observe o texto em estudo:
A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam artesanato e comércio alimentado por uma economia monetária. [....] A cidade concentra também os prazeres, os da festa, os dos diálogos na rua, nas tabernas, nas escolas, nas igrejas e mesmo nos cemitérios.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Unesp, 1998. p. 25.
Surgidos na Baixa Idade Média, época também da decadência feudal e consequente crescimento comercial e urbano, os burgos podem ser definidos como cidades que transformaram-se em grandes centros comerciais, em consequência do renascimento comercial. Uma característica marcante destas cidades eram seus muros altos, visando a proteção de seus habitantes.
É do termo Burgo que surge a palavra Burguês, (os habitantes dessas cidades), tendo como principal fonte econômica o comércio e a produção artesanal, realizada pelo mestre em sua oficina. A palavra burguesia portanto, surge para definir esta classe social ascendente devido ao enfraquecimento do feudalismo.
De um lado o conforto a sociedade burguesa e do outro temos sociedades moradoras de cidades pertencentes à condes, duques ou bispos, que impunham leis e ordens vexatórias, deixando seus moradores insatisfeitos.
Aprenda mais sobre temas relacionados:
brainly.com.br/tarefa/10001117
Bons estudos!