Artes, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

1- Como surgiu o cubismo?
2- Como era a pintura para o artista Georges Braque
3- Como são retratados os objetos na movimento cubista?
4- O que é cubismo sintético?
5- Por que Fernando Léger representar um novo cubismo?
6- Cite uma característica cubista?
7- O que é cubismo analítico?

Soluções para a tarefa

Respondido por g422920id
7

Resposta:

1-O cubismo é um movimento estético das artes plásticas, sobre tudo na pintura que ocorreu entre 1907 e 1914, (século XX) em Paris e que rompeu com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o Renascimento. De todos os movimentos deste século, é o que tem influência mais ampla.

2-Georges Braque foi um pintor e escultor francês, que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso.

Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).

No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram.

Braque foi ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura, tendo retornado em 1917 focando-se em naturezas-mortas e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista .

O trabalho de Georges Braque possui várias características que marcaram e diferenciaram o seu estilo, fazendo com que ele seja tão reconhecido. O uso das cores fortes, a temática variada e as representações abstratas são algumas delas.Dentre os temas preferidos e muito comuns em suas obras aparecem as pinturas de naturezas-mortas, a representação de interiores, os pássaros e alguns objetos do cotidiano.A mescla entre temas simples ou do cotidiano em representações complexas e abstratas fizeram com que sua obra ganhasse uma personalidade própria e muito associada ao impressionismo e cubismo.Também se destacam em seu estilo a utilização de texturas e cores variadas, ornamentos e outros elementos que marcaram suas obras. Ele também se destacou por ter inventado uma técnica inovadora na qual colava pedaços de papel nas telas pintadas.

3-O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.

4-O cubismo de colagens ou cubismo sintético (1910) foi uma fase do cubismo que se segue à fase analítica. É composto quase que inteiramente de fragmentos de materiais cortados e colados, tendo somente algumas linhas a mais para completar o desenho.

5-Fernand Léger (1881-1955) se desenvolveu o seu cubismo numa direção diferente de Braque e Picasso. Se também ouviu a frase de Cézanne, que chamava a atenção para a geometria contida nos objetos naturais, passou a pintá-los não como se fossem cubos, mas como cilindros e cones, tal como se observa em seu quadro “Nus dans la forêt” (1909-10). Léger nunca atingira o grau de abstração dos dois mestres cubistas, Picasso e Braque.

De origem modesta, de família de camponeses normandos, desde cedo se interessou pelo desenho, o que o leva a Caen, capital da Alta Normandia, França, aos dezesseis anos, onde trabalhou como aprendiz de arquiteto. Em 1900, mudou-se para Paris, onde em um escritório de arquitetura e retoques fotográficos trabalhou como desenhista. Reprovado no exame de ingresso da Escola de Belas-Artes de Paris, estudou na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien; frequentando ainda vários ateliês, entrando em contato com a arte de Cézanne.

Aproxima-se dos cubistas em 1909, conhecendo os poetas Apollinaire, Max Jacob, Blaise Cendrars, os pintores Albert Gleizes, Robert Delaunay e, mais tarde, Georges Braque e Pablo Picasso. Em 1911, expôs no Salão dos Independentes e, no ano seguinte, participa da Section D’Or, e publica seu ensaio ‘Les origines de la peinture contemporaine’, na revista Der Sturm. Em contato com o Cubismo, Léger não aceitou sua representação exclusivamente conceitual, suas abstrações curvilíneas e tubulares contrastavam-se com as formas retilíneas preferidas por Picasso e Braque, e preconizavam uma aproximação às imagens orgânicas surrealistas.

6-O cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, apresentando cubos, volumes e planos geométricos entrecortados que reconstroem formas que se apresentam em vários ângulos no mesmo plano.

7-O cubismo analítico (1910 - 1912) é uma fase evoluída do cubismo cézanniano. Apareceu depois da junção do trabalho desenvolvido separadamente por Pablo Picasso e Georges Braque

ESPERO TER AJUDADO BJUS FOFA(O)

Perguntas interessantes