1- Como surgiu a bolsa de valores?
2- Como se formam as Bolhas Especulativas?
3- Como funciona o Mercado Futuro?
4- Como funciona o Mercado de Derivativos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A primeira bolsa de valores do mundo provavelmente surgiu em 1487, em Bruges, na Bélgica, com a expansão comercial. ... As primeiras ações de que se tem notícia foram emitidas em 1602, na bolsa de Amsterdã, pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, que na época monopolizava a colonização na Ásia.
2-As bolhas especulativas ocorrem sobretudo por conta do efeito manada. ... Pois bem, no caso da bolha especulativa este ato é o de comprar e vender ativos. No início de uma bolha as pessoas começam a comprar de forma muito intensa um certo ativo. Então, pela lei da oferta e da demanda, este ativo começa a se valorizar.
3-O mercado futuro (BM&F) da B3 é um ambiente em que são comercializados contratos com prazo certo de vencimento em uma data futura. Durante esse período os contratos sofrem oscilações, principalmente em razão da oferta e demanda, o que pode resultar em ganhos ou prejuízos para os investidores.
4-Derivativos são aplicações financeiras que "derivam" de outros valores -e por isso têm esse nome. No mercado de câmbio, por exemplo, os derivativos são aplicações que "derivam" do valor do dólar. Há vários tipos de operações, mas três são mais conhecidas: mercado a termo, mercado futuro e mercado de opções.