1. Como surge o Império Romano do Oriente?
2. Onde o Império Romano do Oriente ficava e qual era a sua capital?
3. O que foi o Império Bizantino? Em que ano ele foi destruído?
4. Sintetize os principais acontecimentos do governo do imperador bizantino Justiniano.
5. Como era a religião em Bizâncio?
6. O que foi o Cisma do Oriente?
7. Indique as principais razões para o fim do Império Romano do Oriente.
POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
abaixo as respostas:
Explicação:
1.O Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia.
2. Império Romano do Oriente, durou de 330 a 1453 d.C,a cidade de Constantinopla, localizada no atual território da Turquia, era a capital administrativa.
3.Uma "nova Roma" após as conquistas dos povos germânicos, o final da história aconteceu em 29 de maio de 1453, quando, após um cerco de 53 dias, o sultão Mohammed II, o Conquistador, invadiu Constantinopla e eliminou Constantino XI, o último imperador bizantino.
4.No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça. No plano político, Justiniano organizou o Corpus Júris Dominici.
5.Predominantemente o Império Bizantino era Cristão, porém existiam várias formas de interpretação sobre o cristianismo.
6.O Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C
7.Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.
DE NADA