Química, perguntado por Sabrinadacruz1, 1 ano atrás

1.como separar a escoria do ferro? Pense nas propriedades que foram estudadas ate agora.

Soluções para a tarefa

Respondido por TainaraBittencourt
109
A escória é separada do ferro gusa ou do aço por flotação. Ela tem menor densidade que os materiais ferrosos e fica por cima deles. Aí, quando da "corrida" do forno, há um canal mais acima do outro, por onde sai a escória

Sabrinadacruz1: Muito obrigada me ajudou muito
Srtayoongi: Somente aquecendo em alto forno á temperatura de 1600°C.
Respondido por bryanavs
14

Separamos a escória do ferro por um processo chamado Flotação ou a altas temperaturas.

Vamos aos dados/resoluções:

O primeiro método é quando a escória é separada do ferro gusa ou do aço por flotação. Ela tem menor densidade que os materiais ferrosos e fica por cima deles. Aí, quando da "escapada" do forno, há um canal mais acima do outro, por onde sai a escória.

O segundo método se passa no alto-forno, a alta temperatura provoca e mantém a fusão do ferro e da escória. Dentro do forno, ela forma uma camada, sobre o ferro, pois ela é muito menos densa que o ferro gusa fundido.Na hora de retirar o gusa, é feito um furo no forno,em um nível baixo, para só atingir o nível correspondente ao ferro em fusão.Por esse furo, começa a coada do ferro fundido, ela é mantida, até que começam a sair as escórios fundidas .Nesse momento, encerra-se a coada do gusa fundido . Nova carga, alternada, de minério, carvão, fundentes formadores da escória é admitida no alto forno, por cima . Só quando o minério for reduzido a Ferro Fundido e o material formador da escória se transformar em escória é que acontecerá uma nova coada de gusa fundido, no alto forno.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes