1-Como se explica que o ar expirado contenha mais gás carbônico do que o inspirado?
2- O gás oxigênio que inspiramos é transportado por qual elemento do sangue?
3- Explique porque é necessário conhecer os tipo sanguíneo do paciente que precisa de
transfusão de sangue?
4- Gabriel te sangue tipo A Rh-. Seu pai é A Rh+, sua mãe é B Rh- e seu irmão 0 Rh. De
qual familiar ele pode receber sangue por transfusão com toda segurança?
(me ajudem!)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-
Inspiramos para obter oxigênio, e também para eliminar nos pulmões o gás carbônico que estava no plasma sangüíneo (nossas células usaram o oxigênio para a respiração celular e dentre os produtos temos Co2 e H2o).
Nossas hemacias recolhem o oxigênio que inspiramos.
O CO2 dissolvido no plasma vai para o interior do pulmão , então espiramos o gas carbônico que estava nos pulmões para fora, e vale observar que também expiramos oxigênio, pois a absorção de gases não é 100 %.
2- gás carbônico
Quase todo o oxigênio é transportado, no sangue, ligado à hemoglobina, presente em grande quantidade no interior das hemácias. Já o gás carbônico, apenas 23% é transportado ligado à hemoglobina (carbamino-hemoglobina).
3- Conhecer o tipo sanguíneo dos pacientes é fundamental em casos de transfusão de sangue, pois transfusões erradas podem causar até mesmo a morte do receptor. O maior problema da transfusão incorreta está no fato de que: a) a aglutinina do receptor pode causar a destruição das hemácias do doador
4-
rh⁻ equivale ao O⁻, A⁻, B⁻ e AB⁻.
rh⁺ equivale ao O⁺, A⁺, B⁺ e AB⁺.
Se ele é rh⁻ então só poderá receber de quem é negativo, dai deverá ver qual tipo de sangue que ele é, por causa que se for O⁻, ele só receberá do irmão, mas se ele for A⁻ ou AB⁻, receberá da mãe ou do irmão.
espero ter ajudado voce :3