1- Como se dividem os fusos horários? 2- Qual o País do mundo com o maior número de fusos horários? 3- Quantos fusos horários existem no Brasil? 4- Quanto tempo demora para se adaptar às horas de outro país quando viajamos? Vídeo. 5- O que acontece quando atravessamos o meridiano oposto ao de Greenwich, chamado de linha internacional de mudança de data, de leste para oeste?
Soluções para a tarefa
1 - O senador do Canadá, Sandford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora.[5] O planeta possui 360° de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15° de largura longitudinal.
2 - A França é o país com mais fusos. São 12 horários contando todos os territórios coloniais franceses pelo globo, como a Polinésia Francesa, no oceano Pacífico, a Guiana Francesa, nossa vizinha sulamericana, e a ilha de Réunion, na costa leste da África. Como as colônias estão espalhadas, esses 12 fusos não são contínuos: entre o ponto mais a oeste (Polinésia Francesa) e o ponto mais a leste (Território das Ilhas Wallis e Futuna) sob domínio francês, são 22 horas de diferença.
3 - Fusos horários no Brasil.
Hora do Acre
Hora do Amazonas
Hora de Brasília
Hora de Fernando de Noronha
4 - Acostumar-se ao novo horário leva tempo. A cada hora de diferença, o organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar. Por exemplo, quem viaja a Londres pode levar quatro dias para se habituar às quatro horas de diferença de horário.
5 - Ao atravessar essa linha do Leste para Oeste você volta um dia no tempo na data oficial.