História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

1. Como se deu a ocupação da América, de acordo com a teoria mais aceita pelos estudiosos?
2. Onde foram encontrados os fósseis humanos considerados os mais antigos do continente americano? Qual
foi o pesquisador responsável pela descoberta?
3. Qual foi o sítio arqueológico descoberto por Niède Guidon e quais os vestígios humanos nele encontrados?
4. Qual é a discordância entre hipóteses resultantes das pesquisas em Lagoa Santa e em São Raimundo Nonato?
5. Qual a importância da Arqueologia e da Paleontologia para as pesquisas sobre a origem do homem
americano?
6. Faça uma breve pesquisa sobre Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro2008dasilva
7

Resposta:

Luzia é o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12.500 a 13.000 anos[1] que reacendeu questionamentos acerca das teorias da origem do homem americano.[2] O fóssil pertenceu a uma mulher que morreu entre seus 20 a 24 anos de idade[3] e foi considerado como parte da primeira população humana que entrou no continente americano.[3][4]

O esqueleto foi descoberto nos anos 1970 em escavações na Lapa Vermelha, uma gruta no município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.[5] Em 2018, o fóssil foi queimado e quase destruído no incêndio do Museu Nacional.[6] Em 19 de outubro de 2018, o museu anunciou que conseguiu recuperar até 80% dos fragmentos e poderá reconstruir o esqueleto.[7]

Respondido por MG060215
9

Resposta:

Questão 1:

Em geral, existem três hipóteses que tratam a esse respeito. A primeira delas sugere que os primeiros homens americanos teriam surgido na própria América. Apesar de plausível, uma parcela inexpressiva de arqueólogos, antropólogos e paleontólogos acreditam nessa teoria. Tal refutação se sustenta no simples fato de que, até hoje, nunca fora encontrado um único fóssil sequer de hominídeos anteriores ao próprio Homo sapiens no continente.A mais conhecida teoria de ocupação foi realizada a partir de uma série de pesquisas desenvolvidas no sítio arqueológico de Clóvis, nos Estados Unidos. Segundo essa tese, a ocupação teria acontecido há cerca de 11.500 anos, momento em que a diminuição do nível do mar permitiu emersão de uma faixa de terras que ligaria a Sibéria ao Alasca por meio do Estreito de Bering. Dessa forma, essa teoria defende a ideia que os primeiros ocupantes da América teriam vindo da Ásia.Durante vários anos essa hipótese foi amplamente aceita na comunidade científica, até que a descoberta de fósseis mais antigos abriu caminho para outra possibilidade. Ao que consta, essa nova teoria se sustenta na presença de fósseis humanos tão ou mais antigos do que aqueles que foram inicialmente descobertos na porção norte do continente americano. A partir dessa constatação, uma incógnita se abriu em relação à hipótese da teoria que explica a chegada do homem pelo Estreito de Bering.Para resolver essa diferença temporal dos fósseis do norte e do sul, abriu-se caminho para uma nova teoria que supõe que os primeiros homens teriam vindo de pequenas ilhas da Polinésia ou da Oceania. Supostamente, este deslocamento teria sido realizado em pequenas embarcações que possibilitariam a navegação de pequenas distâncias. A sugestão do uso de técnicas de navegação acabou despertando a incredulidade de muitos membros da comunidade científica.

Questão 2:

O crânio de Luzia foi encontrado durante uma missão franco-brasileira em Lagoa Santa, sob a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), entre 1974 e 1976 e concentrou as escavações principalmente na Lapa Vermelha de Pedro Leopoldo. Foi nessa caverna que a arqueóloga Annette Laming Emperaire (1917-1977) encontrou Luzia, cujo crânio está no Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).Em 1998, a primeira mulher da América, como entrou para a história, ganhou um rosto e uma história. Ao fazer o levantamento de coleções de fósseis no museu, o antropólogo Walter Neves, da Universidade de São Paulo (USP), fez estudos aprofundados sobre os ossos e providenciou a datação, que é de 11,4 mil anos.

Questão 3:

em 1970, quando o primeiro sítio arqueológico do Piauí foi descoberto pela paulista Niède Guidon (1933), formada em História Natural pela USP e com doutoramento em Arqueologia Pré-Histórica na Sorbonne, em Paris. Tendo morado na França de 1964 a 1992, o governo francês patrocinou suas primeiras excursões para pesquisas no local denominado São Raimundo Nonato, a região piauiense por onde ela começou a desbravar a origem do homem americano. Nesta região, Niède Guidon descobriu o esqueleto mais antigo do Brasil pertencente a uma mulher morta há 9 800 anos.

Questão 4:

A discordância entre as duas hipóteses é que as pesquisas em Lagoa Santa apontavam uma idade de mais ou menos 12 mil a 15 mil anos nos fósseis encontrados. Já as pesquisas em São Raimundo Nonato, dirigidas por Niède Guidon, indicam que a região já era habitada há cerca de 50 mil anos.

Questão 5:

A arqueologia nos ajuda a compreender sobre as gerações passadas. ( como eles viviam, oq faziam,etc.)

Questão 6:

Luzia é o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12.500 a 13.000 anosque reacendeu questionamentos acerca das teorias da origem do homem americano. O fóssil pertenceu a uma mulher que morreu entre seus 20 a 24 anos de idade e foi considerado como parte da primeira população humana que entrou no continente americano.

O esqueleto foi descoberto nos anos 1970 em escavações na Lapa Vermelha, uma gruta no município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.Em 2018, o fóssil foi queimado e quase destruído no incêndio do Museu Nacional.Em 19 de outubro de 2018, o museu anunciou que conseguiu recuperar até 80% dos fragmentos e poderá reconstruir o esqueleto.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes