Ed. Moral, perguntado por CatKawai18, 9 meses atrás

1 – Como se deu a educação de Saulo de Tarso? 2 – Que motivos levaram Saulo a perseguir os cristãos? 3 – Por que o testemunho de Estevão foi tão importante para a mudança na vida de Saulo? 4 – Como aconteceu a conversão de Saulo de Tarso? 5 – Por que Saulo passou a ser chamado de Paulo? 6 – Como Paulo viveu após a sua conversão? 7 – Pode-se afirmar que Paulo é modelo de discípulo de Jesus? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por sucabrasill
6
  1. Resposta: Era natural de Tarso, uma importante cidade da Cilícia, e era cidadão romano, título que herdou de seu pai ou de algum parente que prestou serviços ao império e como recompensa ganhou a cidadania. Sua educação preliminar foi doméstica tendo seu pai como tutor. Com aproximadamente seis anos, Paulo foi à escola da sinagoga para ser educado na Torá e no hebraico, foi educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel, e este era um rabino moderado.
  2. Resposta: Essa poderosa seita dos (fariseus) exigia estrita observância à Lei e à tradição. O cristianismo, que pregava um novo meio de salvação por intermédio de Jesus, era considerado a antítese desses princípios.
  3. Resposta: Saulo consentiu em sua morte, significava que dera o seu voto no Sinédrio para a execução de Estêvão.
  4. Resposta: Saulo foi até o sumo sacerdote e pediu recomendações para conseguir apoio das sinagogas de Damasco, para perseguir cristãos fora de Jerusalém. E no caminho chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu, e naquele momento Saulo perguntou quem era que falava com ele. Como resposta ele ouviu “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9:5)
  5. Resposta: A experiência de Saulo foi marcante: um ponto entre dois extremos . De perseguidor passou a apóstolo, de odiento à causa de Cristo se tornou um dos mais apaixonados discípulos de Jesus.
  6. Resposta: Paulo foi transformado e após sua conversão saiu pregando na cidade, causando espanto e confusão em todos os judeus, e passou a ser perseguido. Alguns deles tramaram a morte de Saulo, que saiu fugido em um cesto pela muralha da cidade. A igreja a qual odiara passou a ser objeto de um amor apaixonado e contagiante. Paulo também mudou seu relacionamento com os judeus. Em vez de concordar com eles sobre o Messias, passou a demonstrar que Jesus era o Cristo que eles ainda esperavam. Ia até as sinagogas para persuadir seus compatriotas da verdade que tinha experimentado a caminho de Damasco. Antes foi aos judeus para pedir autorização para matar os cristãos, depois foi aos judeus para que eles morressem para a sua incredulidade e nascessem como cristãos.
  7. Resposta: Sim Paulo foi um grande modelo de discípulo. Sua mensagem era centrada em mostrar o Cristo e Sua graça salvadora. A ênfase não era ele mesmo ou sua própria experiência, era no poder do Espírito Santo . Era corajoso . Era ousado em suas pregações, não tinha medo nem das privações nem das perseguições que poderia sofrer. Paulo pagou com sofrimento seu desvelo pela pregação do evangelho. Várias vezes fugiu, foi apedrejado e preso. No entanto, quanto mais oposição, mais testemunho fluía da vida desse nosso irmão.

Espero ter ajudado! Ótimos estudos.

Paz e prosperidade!!

Perguntas interessantes