1-COMO SE CARACTERIZOU A GUERRA FRIA ? A Guerra Fria caracterizou-se pela divisão do mundo em dois polos de poder, tratava-se de uma divisão política , ideológica e militar na qual se apresentavam dois modelos de sociedade distintos. Este conflito ficou conhecido como Guerra Fria por não haver confrontos militares diretos entre as duas superpotência, embora confrontos militares tenham ocorridos para além de suas fronteiras. Quanto a essa divisão podemos apontar respectivamente: *
Imagem sem legenda
Os dois países disputam o domínio soberano na região situada ao norte do Chile.
Rivalidades étnico-religiosas, disputas por recursos naturais de grande valor econômico e disputas territoriais.
O bloco ocidental, capitalistas, liderado pelos Estados Unidos e o bloco oriental, socialista, liderado pela União Soviética. a
Soluções para a tarefa
ao bloco ocidental, capitalista, liderado pelos EUA e o bloco oriental, socialista, liderado pela URSS.
Imagem sem legenda
julgar as disputas fronteiriças e resolver divergências dessa natureza
julgar litígios comerciais entre transnacionais
julgar as demandas onde países não disputem domínio soberano sobre determinada região.
RESPOSTA:
Tanto os Estados Unidos quanto a URSS saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, tendo lutado juntos no lado dos Aliados. Entretanto, após o fim da II Guerra e de seus inimigos em comum – o fascismo e o nazismo – terem sido derrotados, iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências mundiais.
O mundo se tornara bipolar, ou seja, com dois grandes pólos de poder: um de ideologia socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA), formando dois grandes blocos. O restante dos países do globo viu-se “obrigado” a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção. Assim, ambos buscavam aumentar sua área de influência, tanto por meios materiais – através da economia e do poder bélico – quanto por suas distintas ideologias.
Procurando se afirmar como maior potência global, ambos iniciaram uma corrida armamentista: eles tentavam sempre superar o poder bélico de seu oponente e avançar em criações tecnológicas voltadas à guerra. A corrida armamentista tornou-se também nuclear: os Estados Unidos possuíam a tecnologia desde 1945, e a URSS realizou seus primeiros testes em 1949.
Outro meio em que a disputa ocorreu de modo muito claro foi no espaço: a conhecida corrida espacial. Os soviéticos contaram com algumas vitórias iniciais: lançaram o primeiro satélite artificial (1957), o primeiro foguete tripulado com um ser vivo (1960) e mesmo o primeiro voo espacial tripulado por um humano (1961). Entretanto, a chegada do homem à lua, realizada pelos Estados Unidos em 1969, foi o ápice dessa corrida.
Um dos maiores símbolos da Guerra Fria foi o muro de Berlim. Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre quatro vencedores: França, Inglaterra, Estados Unidos e URSS. Os países capitalistas fizeram uma nova aliança e estabeleceram seu domínio sobre a Alemanha Ocidental. A URSS não aderiu à aliança e passou a ter influência direta sobre a Alemanha Oriental. Em 1961, foi erguido um muro separando as duas partes da cidade em capitalista e socialista: o muro de Berlim, que somente seria desmantelado ao final do conflito.
Guerra Fria: a guerra ideológica entre duas potências - Politize!
Cidadãos alemães ocidentais no Muro de Berlim, na Potsdamer Platz, em novembro de 1989. Foto: Jim Garamone.
Apesar do nome “Guerra Fria” e das superpotências não terem entrado em conflito direto em nenhum momento, houve conflitos na periferia do sistema que contaram com a influência dos EUA e da URSS. A Guerra da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão são alguns dos exemplos mais conhecidos, que serão novamente abordados ao longo deste conteúdo.
ESPERO TER AJUDADO!!
Imagem sem legenda
julgar as disputas fronteiriças e resolver divergências dessa natureza
julgar litígios comerciais entre transnacionais
julgar as demandas onde países não disputem domínio soberano sobre determinada região.