1-como se caracteriza o comércio externos dos países europeus ocidentais principalmente após a criação da união europeia?
2-Qual diferença é atribuída as políticas desenvolvidas nos setores agrícola e industrial entre os países da europa ocidental?
3-Defina liberalismo econômico.
4-Que marco historico impulsionou as atividades industriais europeias?
5-Como podemos caracterizar o parque industrial dos países da Europa Ocidental?
6-cite as principais regiões industrializadas dos países europeus ocidentais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Com a criação da União Europeia, a participação deles nas exportações mundiais aumentou consideravelmente. As próprias trocas efetuadas pelos países entre si obtiveram significativo aumento, de forma que, atualmente, cerca de 64% do comércio externo dos países europeus se dá no interior do próprio bloco.
2-Enquanto a agricultura conta com uma sólida política comunitária, seguida por todos os países-membros da UE, e com a Política Agrícola Comum (PAC), marcada por um forte protecionismo comercial, a indústria segue desprovida de uma efetiva orientação política comum, sendo marcada, em razão disso, pelo liberalismo .
3-O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.
4-O desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros.
5-As atividades da indústria concentram-se na Europa Ocidental. Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente.
6-Na Europa, apesar de existir importantes concentrações industriais em cidades como Bélgica, Países Baixos, Suécia Polônia, etc. as maiores concentrações industriais estão na Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Rússia.