1)Como se apresenta o clima tropical?
2)Quais são os tipos de relevos?
3)Quais são as características da vegetação do cerrado?
4)Quais são os tipos de vegetação litorâneas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-CLIMA TROPICAL
O clima tropical, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, portanto, na zona intertropical.
As regiões de clima tropical estão localizadas, como o próprio nome sugere, na faixa intertropical, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. As extensas áreas onde esse clima está presente apresentam paisagens variadas. Além disso, há uma variação significativa da ocorrência de chuvas no decorrer do ano.
Uma característica marcante do clima tropical é a existência de duas estações do ano, uma seca e outra chuvosa
Uma característica marcante do clima tropical é a existência de duas estações do ano, uma seca e outra chuvosa
Em geral, os índices pluviométricos (média da quantidade de chuvas) variam entre 2000 mm e 3000 mm anuais. No entanto, a distribuição das chuvas no decorrer do ano não é uniforme.
As temperaturas mantêm-se elevadas quase o ano todo, com médias térmicas em torno de 26 °C e baixa amplitude térmica anual. A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano.
2-TIPOS DE RELEVO
A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões.
●montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras.
●●Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
●●● planícies são áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
●●●●Depressão áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
3-O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, compreendendo cerca de 22% do território brasileiro. Caracteriza-se por ser uma região de savana, estendendo-se por cerca de 200 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma formação vegetal de grande biodiversidade e grande potencial aquífero, no entanto, é considerado atualmente o segundo bioma do Brasil mais ameaçado.
4-As vegetações litorâneas são principalmente conhecidas por dois tipos presentes no Brasil: as restingas e os mangues.
O Brasil possui 7.367 km de litoral, isto é, de áreas banhadas pelo mar. Sendo assim, existem diversos tipos de formações vegetais distribuídas por essa áreas, caracterizando, assim, uma importante diversidade, que contribui para uma igual variabilidade de espécies animais. Essa riqueza natural é oriunda da diversidade de climas e relevos que compõem o território brasileiro.
Podemos classificar as vegetações litorâneas brasileiras em dois principais subtipos: os mangues e as restingas, apresentando também vegetações rasteiras e alguns tipos de gramíneas.
1° Clima Tropical é caracterizado pela alternância dos períodos secos e úmidos. Este clima é predominantemente localizado nas regiões entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, nas zonas intertropicais, com exceção apenas das áreas de Clima Equatorial e das áreas desérticas.
2° Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
3° vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. ... Essas fitofisionomias possuem uma grande variedade de espécies, apresentando plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós.
4° Podemos classificar as vegetações litorâneas brasileiras em dois principais subtipos: os mangues e as restingas, apresentando também vegetações rasteiras e alguns tipos de gramíneas.
Comece a estudar hoje para vencer amanhã.