Direito, perguntado por thaisangelsanchez, 1 ano atrás

1- Como podemos relacionar amostra e estatística? Procure no artigo estudado a resposta à essa pergunta, porém não esqueça de referenciar de acordo com as normas da ABNT.
2- Qual o tipo de coleta de dados o autor do artigo utilizou em seu artigo? Como podemos classificar este artigo (revisão ou original)?
3- Falando sobre problemas éticos na pesquisa, conceitue o plágio e descreva como podemos evitá-lo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Glorialira
5

1) É correto dizer que estatística e amostra estão ligadas. Estatística é definido como o panorama de pesquisa, enquanto que a amostra se trata de uma parcela de dados apresentados que podem, ou nao, comprovar a hipótese questionada. A amostra quando selecionada de forma correta (Independente do tamanho), pode comprovar a hipótese da pesquisa na mesma medida em que a estatística.

"Uma amostra pode ser 40% confiável na detecção do fenômeno,ou 99% confiável.

Desconfie sempre de grandes amostras. Esse é um erro muito comum em trabalhos científicos: o(s) autor(es) pensa(m) que uma amostra enorme (5 mil casos, por exemplo) lhe(s) garante o direito de inferir resultados absolutos. Maior nem sempre significa melhor em termos de tamanho da amostra."

 

CONCEIÇãO, Mário José. Leitura crítica dos dados estatísticos em trabalhos científicos. Revista Brasileira de Anestesiologia. Florianópolis: v.58, n. 3, p. 396-399, maio/junho 2008.

2) O artigo é composto por uma coleta de dados bibliográfica e, por se basear em diversos estudos, é caracterizado como "artigo de revisão". É importante ressaltar que ao trabalhar com idéias pertencentes á outros autores, E é necessário fazer as devidas citações e referências (assim como o autor do artigo de forma correta).

3) O plágio é uma publicação feita sem os devidos créditos de autoria (fontes), é considerado uma apropriação de conteúdo, que é um crime. Para evitar o plágio deve-se colocar as referências bibliográficas que foram estudadas e citadas de acordo com as normas ABNT.

Perguntas interessantes