1 Como podemos explicar, historicamente, a visão do cuidado, das práticas de maternagem destituídas dos processos de ensinagem, presentes ainda hoje, no fazer educativo na EducaçãoInfantil. Por que.2 Como o cuidar e o educar devem ser compreendidos e refletidos na prática educativa do professor de Eudação Infantil, com vista ao desenvolvimento global do educando por que.,
Soluções para a tarefa
Já tendo existido a escola do tricô, escola infantil, jardim de infância, as creches também não foram idealizadas para atender às necessidades educacionais. Todas tinham a finalidade de auxiliar as mães trabalhadoras.
As creches eram vistas como um lugar para deixar os filhos, onde estariam alimentados e limpos.
Onde também aprendiam hábitos de higiene para combater a mortalidade infantil.
Margaret McMillan com experiência em clínicas de saúde para crianças pobres criou o maternal. Sua filosofia, a maternagem (aspectos sociais, físicos, intelectuais e emocionais).
A escola atendia crianças de 3 e 4 anos. O objetivo era desenvolver habilidades no cuidado com o próprio corpo, com as plantas e os animais.
Suas prioridades eram higiene, alimentação e diversão para as crianças.
Além disso, pretendia que as crianças desenvolvessem seus sentidos por meio de atividades com música e ritmo, linguagem, cores e formas. Também eram incluídas atividades de brinquedo livre no programa, possibilidade de trabalhos com água, areia, além de outros materiais não estruturados
Com o passar dos anos a escola foi se modificando e viu que a criança precisava de um aprendizado sem divisões, assim sendo enxergada como um todo (cognitivo, psicológico e social).
O cuidar e o educar caminham lado a lado.
Eles favorecem na construção da identidade e autonomia da criança.
O professor tem um papel fundamental na vida da criança, onde só ele junto com a família tem o poder de ensinar o que é certo e o que é errado pra essa criança.