1) Como podemos compreender a arte pré-colombiana?
2) Quais são as três principais civilizações pré-colombianas?
3) Quais características podemos destacar a civilização maia?
4) Por que muitas esculturas astecas têm o ar macabro?
5) Qual a localização da civilização Inca? E, quais são os principais destaques dessa civilização?
6) Observe o mapa e responda:
a) Indique os povos pré-colombianos que viviam na região assinalada por:
b) Quais foram as consequências da chegada dos espanhóis na América para os povos do continente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Consideram-se arte pré-colombiana as manifestações artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Tudo o que resta das grandes civilizações do período anterior à colonização do continente americano pelos europeus é sua "arte".
2)As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala.
3)No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. ... Politicamente, organizavam-se em cidades-estado, o que significa que os maias formaram um império com fronteiras consolidadas.
4)Os astecas, ou mexicas, herdam alguns elementos da cultura maia, como os templos edificados em plataformas sobre pirâmides. ... Por isso, muitas das esculturas astecas têm ar macabro: é comum encontrar máscaras de crânios humanos decorados com barro ou crânios e cabeças de pedra com as órbitas vazias.
5)Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.