1- Como podemos caracterizar um átomo, número atomico, número de massa, número de neutrons?
2- Colocando em ordem cronológica a descoberta e a estrutura atómica do átomo.
3- Faça a distribuição eletrónica por nível e subnivel dos números abaixo:
a) Z54.
b) 30
c)12
d)86
e) 40
f)67
g)39
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento.
Por exemplo: Magnésio (Mg) Z=12 (Z=p)
. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n).
Por exemplo: Magnésio (Mg) A=24 (A=p+n)
Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Já nos íons a uma preponderância de um deles: se o número de prótons é maior que o de elétrons, o íon é positivo; caso contrário, é negativo.
Resposta:
1;Para se definir um átomo, o material precisa ter em seu centro um núcleo (que é constituído por prótons e nêutrons e ao seu redor possuem elétrons. os átomos são identificados por letras, as quais os significados são: A -> Número de massa, é soma de PRÓTONS + NÊUTRONS... Por exemplo, o do Fe (Ferro) é 56..
2Dalton - Thomson - Rutherford - Bohr. Dalton: Os átomos eram indivisíveis e massivos, ou seja, não eram ocos. Thomson: Os átomos continham elétrons carregados negativamente dentro de si. Rutherford: Primeiro modelo atômico onde o átomo era vazio em sua maior parte, tendo um núcleo no centro e elétrons fora. Dalton: Conceito de que os elétrons se distanciavam do núcleo baseado em sua energia, e que tinham camadas específicas onde eles deveriam ficar. estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons, sao particulas infinitamente pequenas
3;vou fazer a conta e ja te respondo
Explicação: