1- Como pode ser classificado o modo que os organismos obtêm o alimento?
2-0 que é irritabilidade?
3-Quais são os tipos de reprodução? Descreva cada um deles.
4-Por que a reprodução sexuada é mais vantajosa para a espécie que a assexuada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Os seres vivos são classificados como autotróficos e heterotróficos, em relação ao tipo de alimento. Dessa forma, podem ser considerados como autotróficos, pelo fato de que são capazes de produzir o próprio alimento, como é o caso de vegetais e alguns tipos de cianobactérias.
2- Irritabilidade é uma resposta excessiva ou demasiado intensa a um estímulo. A irritabilidade pode se manifestar de diversas formas, desde uma contração num organismo unicelular ao ser tocado até respostas envolvendo os sentidos de animais e plantas superiores de forma complexa.
3-Reprodução assexuada: também chamada de reprodução vegetativa, nesta, os seres vivos possuem a capacidade de se reproduzirem por si só, sem a ajuda de outro da mesma espécie. Não há combinação gênica, já que não há contato entre dois da mesma espécie. Este tipo de reprodução possui vários meios, que serão abordados posteriormente. Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si. São, portanto, clones do indivíduo inicial. Os descendentes só terão patrimônio genético diferente se sofrerem mutação, ou seja, alteração na sequência de bases nitrogenadas em alguma molécula de DNA, ou alteração no número e na forma dos cromossomos. A reprodução assexuada é mais simples, mais rápida e energeticamente menos custosa. Vários são os grupos de seres vivos que se reproduzem assexuadamente e vários são os tipos de reprodução assexuada
Reprodução sexuada: nada mais é do que o contrário da reprodução assexuada. Existe a combinação gênica – já que esta reprodução abrange a fecundação ou fertilização (a forma mais comum de reprodução sexuada) – e por isso, é considerada mais importante no quesito evolutivo, já que permite a variabilidade dos seres vivos. É o meio de reprodução do ser humano, por isso somos uma raça extremamente diversificada. Apesar de parecer simples, também possui vários meios de ocorrência. Na reprodução sexuada, duas células haploides especializadas (gametas) ou dois núcleos haploides especiais se fundem, formando uma célula-ovo ou zigoto diploide. Por mitoses sucessivas o zigoto dá origem a um novo indivíduo.
4- A reprodução sexuada é mais vantajosa para a espécie que assexuada. Enquanto a reprodução assexuada origina indivíduos geneticamente iguais aos seus antecessores, a reprodução sexuada produz indivíduos diferentes dos seus pais. A variabilidade genética é fundamental para a evolução dos organismos
Ficou meio grande, sorry, se puder de melhor resposta :)