Filosofia, perguntado por NickJR828, 1 ano atrás

1 - como plantão concebia a realidade? para ele tudo era materia?

2 - porque a tese de Platão sobre a alma humana é tão importante para entender sua doutrina a respeito da felicidade?

3 - Explique a fórmula conhecimento = bondade = felicidade, tendo como referência o sistema platônico.

4 - O que é virtude para Aristóteles? queria exemplos novos de virtude.

5 - para Aristóteles, a felicidade é uma combinação de vida dedicada à contemplação teórica, aliada à prática das outras virtudes humanas é sustentada pelo bem-estar material e social. analise as afirmações.

6 - Qual a ideia fundamental contida na metáfora "uma andorinha não faz verão"? Por que Aristóteles a utiliza Por que Aristóteles a utiliza?

Soluções para a tarefa

Respondido por caracolado
43
1. Para Platão, a realidade se dividia de duas formas: a primeira é o mundo dos sentidos, do qual só podemos ter um conhecimento aproximado ou imperfeito. A segunda, é o mundo das idéias, do qual podemos chegar a ter um conhecimento seguro,se fizermos uso da razão; Para ele, a matéria se dividia em formas e substâncias. Sendo que a substância era o material de que a coisa era feita e a forma são as características peculiares da coisa. 

2. Platão acreditava e pregava muito que a ciência e a felicidade deveriam ambas estar sempre andando de ''mãos dadas''. O que acontece, é que conforme o indivíduo ia acumulando conhecimento em suas experiências, estes ia tendo muitos episódios de felicidade. Além disso, ele acreditava fielmente na metensomatose, que na verdade é o acúmulo de experiências ao longo das vidas, que levava a uma sabedoria. 

3. Platão acredita que é o conhecimento que traz ao ser humano a sensibilidade, e com isso a emoção de forma que sente a necessidade de fazer o bem,e o fazendo feliz e satisfeito, pois é o que move sua vida e a formação do seu espírito. ''Já nascemos com os princípios inteligíveis que nos permitiram conhecer o mundo sensível. Cabe ao homem não deixar se fascinar pelas sensações e sim, subordiná-las à inteligência a fim de realmente conhecer verdade dos seres e de si mesmo, dedicando sua vida à formação do espírito.'' 

4. É interessante ressaltar que Aristóteles foi um filósofo da antiguidade grega e foi discípulo de Platão. Assim, divide a Virtude em dois aspectos. O primeiro é chamado de Virtude Intelectual que seria um fator que já vem com o ser humano desde o seu berço e evolui por causa do ganho de conhecimento. Por outro lado, temos a Virtude Moral que estaria relacionada com os bons costumes, ser uma pessoa justa, praticar coisas boas, assim ela não nasce conosco, porém é conquistada por meio desses bons hábitos. 

5. Bom, uma pessoa rica (bem-estar material) que não tem amigos (bem-estar social) não é feliz, e uma pessoa que tem amigos, mas não é rica, muitas vezes também é infeliz. Sendo assim, em sua maioria, é preciso que as pessoas tenham os dois tipos de bem-estar. E não podemos esquecer de um bom caráter, pois sem isso, ficamos sem amigos e sem dinheiro -quem
daria emprego para um mal caráter?-.

6. A metáfora busca explicar que o indivíduo deve ser analisado e julgado analisando o contexto de uma determinada situação, mas também seus atributos, defeitos e qualidade como um todo, onde apenas um ato isolado não pode identificar questões como caráter de uma pessoa, mas sim o conjunto de ações diante das mais diversas situações cotidianas, ou não, da vida. Aristóteles criou a frase em suas obras, com algumas modificações, todavia com o mesmo sentido de que o ser humano não deve ser analisado baseando-se apenas em atos e ações isoladas, mas sim, em seu conjunto. 

Espero ter ajudado :) 
Perguntas interessantes