1- como o Norberto Bobbio entendia o preconceito ?
2- escreva sobre o preconceito contra a Filosofia e a necessidade de superá-lo.
Soluções para a tarefa
1. Segundo o filosofo italiano Norberto Bobbio, preconceito é uma opinião acolhida sem reflexão, seja por tradição, ou por costume ou por autoridade. Pode ser uma ideia, um conjunto de valores ou mesmo uma doutrina, o preconceito é uma opinião errônea tomada fortemente por verdadeira.
O preconceito implica em inércia, respeito ou temor, por parte de quem o assume, com tanta força, que resiste a qualquer refutação racional. Por isso é correto dizer que o preconceito pertence à esfera do não racional, isto é, ao conjunto de crenças que não nascem do raciocínio.
Distingue os preconceitos individuais, que são os que envolvem superstição, crenças de azar, maldição, mau-olhado etc., dos preconceitos coletivos, que são aqueles que são compartilhados por um grupo social inteiro e estão dirigidos a outro grupo social.
2. O preconceito sobre a Filosofia se encontra no tipo de discurso utilizado para entender o pensamento e a sociedade e como este discurso parece não produzir consequências práticas ou imediatas.
Imaginamos velhos barbudos pensativos, que não distinguem a ação do pensamento e que passam a vida escrevendo enormes tratados, praticamente incompreensíveis.
Isto é um preconceito. O pensamento quando cria profundidade se torna reflexivo em sua essência e possibilita a única forma de compreensão da realidade que permite a ação transformadora.
Bons estudos!