1 Como
o famoso experimento de
Pasteur refutou a
teoria da geração
espontanea ?
Soluções para a tarefa
Inicialmente ele preparou um caldo nutritivo feito a partir de carne e acondicionou-o no interior de frascos de vidro. Posteriormente ele aqueceu os gargalos desses vidros no fogo e curvou-os (pescoço de cisne), impedindo assim a passagem de partículas que poderiam estar em suspensão, porém sem interromper a entrada de ar. Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado, ou seja, sem micro-organismos. Após a fervura, ele esperou que o material resfriasse e deixou o experimento em temperatura ambiente.
Após vários dias, o pesquisador percebeu que nada crescia no caldo nutritivo, que permanecia estéril. Isso pôde ser explicado pelo bico de cisne, que impedia a passagem de micro-organismos, funcionando, portanto, como um filtro.
Pasteur resolveu, então, quebrar os gargalos dos frascos para observar o que acontecia. Com o passar de alguns dias, foi possível verificar a presença de vários micro-organismos no caldo. Com isso, ficou claro que a contaminação ocorria em razão da presença desses seres no ar, o que anteriormente era impedido pela curvatura do gargalo.
Depois do experimento de Pasteur, realizado por volta de 1860, a teoria da abiogênese foi finalmente refutada. A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente. Essa teoria é conhecida por biogênese.