História, perguntado por nayaragabriella47, 9 meses atrás

1-como o ESTADO NOVO se apropriou do samba para difundir sua ideologia?


2-como relação a visão indigenista o governo, quais eram os objetivos da "Marcha para Oeste"?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ffr7carloseduardo
13

Resposta:

1) Existia uma censura por parte do Estado novo aos artistas que fossem contra o seu governo ou aos que cantassem sobre determinados assuntos proibidos... Logo, a melhor forma de fazer sucesso e não correr o risco de ser censurado era exaltar o governo brasileiro e o seu líder Getúlio... Por exemplo o Lamartine Barbo, que cantava a musica seu Gê-Gê.

2) A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Explicação:

espero ter te ajudado

Respondido por RayanaSE
4

Sobre o Estado Novo:

1. O Estado Novo se apropriou do samba para difundir sua ideologia, popularizando-o no cenário cultural carioca e fazendo com que o gênero ganhasse espaço nas rádios brasileiras, sendo utilizado por Getúlio Vargas como projeto de construção da identidade nacional na década de 1930.

2. A "Marcha para Oeste" foi uma política pública desenvolvida durante o Estado Novo para desenvolver e integrar as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, para aumentar a densidade populacional em contraste com o litoral brasileiro, o que facilitaria um maior controle do território nacional.

Cultura no Estado Novo (1937-1945)

Foi uma ditadura brasileira estabelecida por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que durou até 29 de outubro de 1945. Caracteriza-se pela centralização, nacionalismo, anticomunismo e autoritarismo. Faz parte do período da história brasileira conhecido como Era Vargas.

Vargas e vários membros de seu governo foram inspirados pelo fascismo europeu, principalmente pelo seu desdém pelos partidos políticos e seu foco no controle efetivo das notícias e da educação. Para tanto, o Departamento de Informação e Propaganda (DIP) foi o responsável por censurar jornais e produzir filmes de propaganda em favor do governo.

Além disso, criou símbolos de identidade nacional para o fortalecimento da condição de "povo brasileiro", principalmente através da Feijoada, Carnaval e Futebol.

Para mais informações sobre o Estado Novo, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/51931614

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes