1. Como o desenvolvimento perceptivo e o desenvolvimento motor do bebê estão relacionados?
Soluções para a tarefa
O desenvolvimento perceptivo e o desenvolvimento motor do bebê estão diretamente relacionados , mais do que imaginamos , de maneira que , quando a percepção do bebê melhora com o passar dos meses , o mesmo sente mais confiança de " arriscar " alguns movimentos , propiciando assim um desenvolvimento motor mais acelerado .
Desse modo , podemos observar que essa é uma fase muito importante para a formação do bebê.
Resposta:
O desenvolvimento perceptivo-motor tem uma relação íntima com o desenvolvimento motor infantil. Embora progridam em ritmos diferentes, as capacidades motoras são afetadas pelas perceptivas e vice-versa. São considerados componentes perceptivos-motores a consciência corporal, a
consciência espacial, a consciência direcional que, envolve lateralidade e direcionalidade, a consciência temporal, que envolve o ritmo.
Explicação:
Todos os movimentos voluntários que realizamos estão envolvidos com um elemento da percepção. A partir do nascimento a criança interage com o ambiente por meio das percepções e das ações motoras. Em torno de 2 anos os olhos já estão anatomicamente e fisiologicamente prontos, porém as habilidades perceptivas ainda não estão maduras.
Por isso a criança consegue olhar fixamente em determinado objeto, acompanhar sua movimentação e avaliar aspectos desse elemento, como tamanho e forma, ainda assim, carecem de muito refinamento.