1. Como o comércio era praticado pela sociedade fenícia? Quais produtos eram negociados e
de onde vinham?
2. Estabeleça uma relação entre a religião dos hebreus e a religião dos persas.
3. Os persas dominaram diversos povos e construiram um vasto império. Quais as
consequências dessas conquistas para o comércio na região?
4. Quais as características mais peculiares dos fenicios, dos persas e dos hebreus?
5. Explique a relação entre a principal atividade econômica dos fenicios e o surgimento do
alfabeto.
6. Como era a organização administrativa do império persa? Por que se adotou essa
organização?
7. Em que contribuíram a adoção de uma única lingua em documentos oficiais, a eficiência
dos transportes e as comunicações e a cunhagem de moedas no império persa?
8. Defina o zoraotrismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Considerável parte dos produtos comercializados pelos fenícios provinha de suas oficinas artesanais, que dedicavam à metalurgia (armas de bronze e de ferro, jóias de ouro e de prata, estátuas religiosas). à fabricação de vidros coloridos e à produção de tintura de tecidos (merecem destaque os tecidos de púrpura).
2)Tiveram como vizinhos os hebreus que também viviam na região onde está o atual Estado de Israel. Com os persas, além do comércio, os fenícios ainda tiveram que enfrentá-los como inimigos devido à expansão do Império Persa. Leia mais sobre Hebreus e Persas.
3)Grandes conquistadores, os persas dominaram a Babilônia, a Palestina, a Fenícia e o Egito. Coube-lhes a proeza, no século VI a.C., de unificar vários povos da Crescente Fértil e construir o maior império da época, que se estendia do Mediterrâneo oriental até a Índia.
4)
A principal característica foi sua dedicação ao comércio que, então, era sua principal fonte de renda. O imperador persa era o soberano absoluto que comandava a política. O Império Persa se formou a partir da revolta contra os medos, aqueles que dominaram os persas e iranianos durante o século VIII a.C.10 de set. de 2018
Explicação:
5)O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego.
6)A forma de administração dos persas tinha com característica principal as satrapias, que consistiam em províncias, em organismos locais, cujos governadores, chamados sátrapas, eram responsáveis por cuidar da região segundo as orientações do rei.
7) a ad oração de uma única língua denamizou o poder de administração e comunicação de todos os território e cidades gerando maior integração administrativa e cultural contribuindo para manter a unidade do império persa .
8)caracterizada pelo dualismo ético, cósmico e teogônico que implica a luta primordial entre dois deuses, representantes do bem e do mal, presentes e atuantes em todos os elementos e esferas do universo, incluindo o âmbito da subjetividade e das relações humanas [O zoroastrismo influenciou em diversos aspectos doutrinários a tradição judaico-cristã.].