História, perguntado por jalbertoantunes, 9 meses atrás

1. Como o aumento dos impressos afetou as discussões políticas e modificou o cenário de Paris durante a revolução?

2. No século XVIII, a maioria da população francesa não era alfabetizada e, ainda assim, a circulação de jornais e panfletos favoreceu a discussão dos assuntos públicos. De que maneira isso ocorreu? Exemplifique com trechos do texto.

3. No início do século XXI, a internet tornou-se importante meio de difusão de informações e de discussão. De que modo os debates na rede afetam a vida pública e influenciam movimentos políticos? Que vantagens e limites a liberdade de expressão encontra hoje na internet?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por NosferatuZodd
98

Resposta:Simples.

Explicação:

1- O aumento dos impressos, ou a popularidade da impressão, facilita a divulgação de ideias. Antes da prensa francesa era muito difícil produzir um livro, manifesto ou panfleto, de modo que só se podia divulgar as ideias liberais revolucionárias francesas para um pequeno grupo de pessoas, que, sozinhas, não eram capazes de fazer a revolução.

Com a prensa, surgiram agentes políticos como Marat, um propagandista e agitador popular que, com seus jornais e publicações, apresentava ao povo a situação decadente do trono francês e a condição miserável de todo o país, clamando o povo à ação.

2- Acerca do assunto acima, podemos afirmar que a formação da opinião pública, embora que a maioria ainda não fosse alfabetizada teve uma importante e muito relevante influência das plataformas de divulgação de notícias como os jornais. Isso ocorreu porque a mídia eletrônica, combinada com a mídia informativa permitiu uma visibilidade de injustiças de uma forma nunca vista antes.

3- A internet popularizou-se no fim da década de 1990, atingindo maior quantidade de pessoas na primeira década do século XXI. Com isso, as informações tornaram-se mais acessíveis, com maior abrangência e fontes de informação.

Isso também possibilitou a existência de locais onde é possível debates que antes não aconteciam, como as redes socais, pois parte da população costumeiramente silenciada agora pode veicular suas concepções.

Isso foi de suma importância para a articulação dos movimentos sociais, que estão mais plurais e, eventualmente, mais radicais também. A liberdade de expressão é muito discutida, pois ainda não existem limites bem delineados.

Respondido por nataliafransantos
29

1) O aumento dos impressos afetou as discussões políticas em Paris porque aumentou a difusão de informações entre as pessoas e consequentemente houve também aumento do debate político.

2) Embora a maioria da população não fosse alfabetizada, os textos que circulavam na região eram lidos em voz alta nas esquinas, sendo assim, que não soubesse ler e escrever poderia estar sempre informado sobre os acontecimentos. É um exemplo de passagem do texto presente neste contexto: “(...) discutindo em grupos as notícias dos jornais que eram lidos em voz alta nas esquinas.”  

3) Com o surgimento da internet, o debate político se intensificou através das redes sociais e da difusão de notícias e vídeos através das próprias redes sociais e dos aplicativos de mensagens.

Entre as vantagens da Internet para o debate político estão a facilidade de difusão da informação, a possibilidade de atingir maior número de pessoas em várias partes do mundo, a interação com mais facilidade entre diferentes pessoas e vários outros.

Entre as desvantagens da utilização da Internet para o debate político estão a ampliação da divulgação de notícias falsas, a facilidade de perseguição e não aceitação de opiniões contrárias através de ameaças e desrespeito entre outras.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/8956427

Anexos:
Perguntas interessantes