1- Como Maquiavel explicava o poder?
2- Para Maquiavel como é a natureza do ser humano?
3- Na concepção de Maquiavel quais as duas forças opostas nas sociedades?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
2-Para Maquiavel a natureza humana é má. Considera todos os homens maus e afirma que não há paz devido à existência de armas. Maquiavel afirma a natureza humana é imutável e, portanto, não irá variar devido aos contextos históricos.
3- De acordo com Maquiavel, em todas as sociedades existem duas forças opostas, sendo uma aquela do povo de não desejar ser dominado nem oprimido pelos grandes, e a outra, a de quererem os grandes dominar e oprimir o povo.
Resposta:
1) Fruto de uma longa trajetória de observação da Itália do seu tempo, Maquiavel desenvolveu uma teoria política inovadora em relação aos teóricos absolutistas que priorizavam a correspondência entre o poder divino e o monarca (Thomas Hobbes, autor que será estudado nas próximas aulas, fazia essa relação);
A teoria de Maquiavel explica o poder a partir das relações humanas, e não divinas.
2) Para Maquiavel, a natureza do ser humano é perversa: os homens são “ingratos”, “volúveis”, “covardes ante aos perigos”, “egoístas” e “ávidos de lucro”;
3) Existem duas forças opostas em todas as
sociedades:
1. O coletivo que quer dominar e oprimir o povo;
2. O coletivo que não quer ser oprimido e
dominado pelos poderosos;
Para Maquiavel, a política precisa encontrar equilíbrio entre essas forças, com virtù e fortuna, características que integram talento, sorte e sabedoria para agir conforme as circunstâncias.
Explicação:
peguei as respostas nos slides que o governo forneceu