1- como manter a criança envolvida nas práticas de leitura e escrita nesta fase inicial da alfabetização para que ela possam continuar avançando e refletindo sobre o sistema de escrita? 2- contudo considerando o contexto atual, o que precisamos (re)aprender para alfabetizar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pergunta 1- Muitas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ainda não dominam a leitura e a escrita. Em sala de aula há uma grande diversidade cultural e social entre os alunos e isso exige dos professores estratégias diferentes de ensino de forma a tornar a prática eficiente para todos os alunos. Nesse sentido pode-se perceber que quanto maior o número de experiências da criança nos diferentes níveis melhor é a capacidade da mesma para aprender e se adaptar aos programas escolares. A aprendizagem depende da experiência e dos estímulos que cerca a criança, por isso deve-se levar em conta que a participação da família é importante para os alunos que estão em processo de letramento. Sobre a questão da prática alfabetizadora é papel do professor elaborar atividades de alfabetização e é dever dos alunos com a orientação do professor realizar as atividades que lhe foi proposta. Deve ser considerado que os desafios são muitos, mas os resultados obtidos com o esforço garantem a todos os envolvidos a sensação de um trabalho demorado, mas bem feito. Pergunta 2- Uma das metas do trabalho com as crianças na escola deve ser a formação de um ambiente propício para o desenvolvimento de uma criança atuante, criativa e interessada em aprender.
Trabalhar com jogos junto às crianças favorece que princípios básicos característicos das aprendizagens nessa etapa da vida possam ser garantidos. Os jogos as convidam a uma participação ativa em suas experiências, pois, ao jogar, as crianças exploram, perguntam e refletem sobre a realidade e suas formas culturais nas quais vivem, desenvolvendo-se psicológica e socialmente.
Favorecer situações de jogo que apresentem às crianças oportunidades de novas descobertas e incentivem a criatividade pessoal, ainda que apoiadas na ajuda do professor colabora para que se tornem mais independentes em seus pensamentos e ações. Além disso, são excelentes oportunidades de interação com outras crianças e adultos, contribuindo para a aprendizagem de habilidades, princípios e valores sociais.
Explicação: