História, perguntado por dixxduhda, 8 meses atrás

1) como hoje se encontra a situação do haiti e analisar como esse país está

2) apresente argumentos contrários e favoráveis ao uso do termo revolução nesses processos​

Soluções para a tarefa

Respondido por takaki123
10

Resposta:

1-Além de todos esses entraves políticos, a população haitiana enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. O Haiti é o país economicamente mais pobre das Américas, no qual cerca de 60% da população é subnutrida e mais da metade vive com menos de um dólar por dia.

2-Para historiadores de inspiração marxista o conceito revolução só pode ser utilizado quando existem mudanças radicais na sociedade em geral decorrentes das lutas de classes . Nesse caso a ideia está estreitamente relacionada à transformação social. Em outras palavras o conceito de revolução não seria aplicável a maioria dos movimentos de independência ocorridos no sec.XIX, com exceção do Haiti onde o processos pela autonomia se somou a luta pela Liberdade movida pelos escravos e Quilombos da colônia francesa.

A independência das treze colônias inglesas da América do Norte por sua vez foi política não rompeu com as bases sociais vigentes no período colonial mantendo até mesmo regime escravista. as independências das colônias hispano americanos foram ainda mais conservadores No que diz respeito às hierarquias sociais. Para além dessa discussão o certo é que todos os movimentos de independência ocorridos nas Américas produziram mudanças políticas radicais. Afinal ao suprimirem o sistema colonial mercantilista criaram condições para a formação de Estados soberanos.

Perguntas interessantes