1-Como Getúlio Vargas caracteriza os seus adversários políticos? 2. Na opinião dele, por que os fatos se desencadearam daquela maneira? 3. De que forma Vargas faz o contraponto entre o “nacional” e o estrangeiro? 4. Como o ex-presidente justifica o suicídio? 5. Interprete a afirmação “Saio da Vida para entrar na História”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Caracterizou seus opositores como mandantes de Carlos Lacerda, candidato a presidência mais importante do UDN (partido oposicionista), isto no governo pós Dutra.2-Para
analisar fatos“O suicídio de Getúlio Vargas foi um ato político. Suicidando-se, ele evitou que golpistas, representando interesses reacionários e antinacionais, chegassem ao poder. Com esse ato extremo, Getúlio deu uma sobrevida de dez anos à democracia brasileira, até que o golpe civil-militar de 1964 instaurasse, entre nós, uma ditadura que durou 21 anos”, explica Nilton Cesar Nicola, doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH USP. .4-justifica pela pressão imposta pelos militares para renunciar a presidência.5-Compreender este ângulo da morte de um homem público é fundamental. Pensei na frase de Getúlio Vargas ao final de sua carta deixada a nação por ocasião de seu suicídio algo como “Saio da vida para entrar na história”. ... Neste momento então é que penso entender, ou pelo menos dar um significado a frase de Getúlio. є̲̅s̲̅ρ̲̅є̲̅я̲̅σ̲̅ ̲̅т̲̅є̲̅я̲̅ ̲̅α̲̅j̲̅υ̲̅d̲̅α̲̅d̲̅σ̲̅ ̲̅b̲̅є̲̅i̲̅j̲̅i̲̅и̲̅н̲̅σ̲̅s̲̅ ̲̅d̲̅є̲̅i̲̅x̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅σ̲̅м̲̅σ̲̅ ̲̅м̲̅є̲̅l̲̅н̲̅σ̲̅я̲̅ ̲̅я̲̅є̲̅s̲̅ρ̲̅σ̲̅s̲̅т̲̅α̲̅ ̲̅σ̲̅b̲̅я̲̅i̲̅g̲̅α̲̅d̲̅α̲̅!
bons estudos!
1) Getúlio Vargas caracteriza seus adversários políticos, segundo sua carta-testamento, como pessoas que inventavam histórias falsas a respeito do seu governo, mantendo-o sob pressão, sem a oportunidade de que ele pudesse se defender.
2) Na opinião do presidente Vargas, seus períodos de governo foram voltados para o desenvolvimento do país através de tentativas de trazer melhorias para a vida dos trabalhadores e modernizar o Brasil através da criação de empresas estatais.
Como haviam grupos nacionais e internacionais que desejavam que o Brasil tomassem um rumo das diferentes tentativas de progresso que ele tentava trazer para o país, começou a sofrer perseguição política.
3) O contraponto entre o nacional e o estrangeiro ao qual Vargas se refere está no fato de que as empresas estrangeiras, quando ele assumiu o governo obtinham lucros de até 500% ao ano.
Os produtos que eram comprados dos países estrangeiros apresentavam fraude de 100 milhões em sua documentação, enquanto o café, principal produto da economia nacional não pode ter seu preço defendido por causa dos interesses estrangeiros.
4) Vargas tenta justificar sua morte porque não havia mais meios para que ele pudesse lutar para defender os interesses do país. Como o ex-presidente se sentia pressionado e sem ter como seguir adiante como o seu governo, preferia acabar com a própria vida.
5) A interpretação da afirmação “Saio da Vida para entrar na História”, pode estar relacionada ao fato de que a atitude tomada por Vargas foi tão extrema e inesperada que acabou causando uma grande comoção nacional , anulando naquele momento, a tentativa de chegada ao poder daqueles que tentavam derrubá-lo, enquanto ainda estava vivo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/16845785