1. Como Getúlio Vargas assumiu o governo do Brasil no ano de 1930?
2. A Era Vargas é dividida em 3 períodos. Identifique quais são e suas respectivas datas.
3. Qual foi o episódio que ocorreu no governo provisório de Vargas que levou a se promulgar uma nova Constituição?
4. Quais foram as principais características da Constituição de 1934?
5. Quais foram os dois principais grupos políticos que surgiram no governo constitucional de Vargas e o que eles defendiam?
6. Qual foi o período mais ditadorial da Era Vargas? Justifique a sua resposta.
7. Qual foi o pretexto utilizado por Vargas para decretar o golpe de 1937?
8. Quais foram as primeiras medidas tomadas por Vargas ao decretar o golpe de 1937?
9. Quanto tempo durou a Era Vargas?
10. Explique quando e como terminou a Era Vargas
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Uma junta militar assumiu o comando do Brasil, barrou a posse de Júlio Prestes à presidência e, em 3 de novembro de 1930, anunciou que Getúlio Vargas assumiria provisoriamente a presidência do Brasil.
2- A Era Vargas foi um importante período da história brasileira. Ele aconteceu entre os anos de 1930 e 1945. O governo populista de Getúlio Vargas foi dividido em três fases: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.
3- Revolução Constitucionalista de 1932
A nova ação de Vargas também não conseguiu manter os paulistas satisfeitos. Além de exigirem uma nova Constituição e uma nova eleição de imediato, os paulistas também estavam insatisfeitos com os interventores nomeados por Vargas para o estado.
4- Principais características da Constituição de 1934:
- Existência do sistema político de três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). - Teve caráter democrático (no sentido liberal). - Sistema eleitoral (eleições diretas) com voto secreto. Previu também o voto feminino e obrigatório para maiores de 18 anos.
5- Na extrema-direita, surgiu a Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado. Os integralistas surgiram no meio do movimento constitucionalista que atingiu São Paulo em 1932. O integralismo refletia a influência dos fascismos europeus no Brasil, sobretudo o italiano.
6- Estado Novo (1937-1945)
O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura.
7- Plano Cohen
O Plano Cohen foi um documento divulgado pelo governo de Getúlio Vargas, em 1937, que serviu de pretexto para o golpe de Estado que iniciou a ditadura do Estado Novo em novembro do mesmo ano.
8- Em novembro de 1937, com apoio de integralistas, militares e intelectuais, Getúlio Vargas suspendeu a Constituição de 1934 e colocou todos os partidos políticos na ilegalidade. Era o início do Estado Novo, que comandaria a vida política através de um regime centrado nos amplos poderes cedidos ao Poder Executivo.
9- 15 anos
Os quinze anos consecutivos da presidência de Getúlio Vargas constituem o período intitulado “Era Vargas” (1930-1945), e não correspondem à totalidade do período de governo varguista.
10- Em outubro de 1945 Vargas foi deposto por meio um golpe de Estado organizado pela União Democrática Nacional (UDN) e pelos militares. Com a deposição de Getúlio chega ao fim o período denominado Era Vargas, mas esse ainda não seria o fim de Getúlio Vargas na Presidência, como veremos a seguir.
Coloca como melhor resposta por favor :)