1. Como funciona o sistema imunitário, qual a sua função para o nosso corpo.
2. Fale sobre imunidade inata e adquirida.
3. Diga como o sistema imunológico é formado.
4. Comente sobre os leucócitos.
5. Comente sobre os neutrófilos.
6. Fale sobre os linfócitos B e linfócitos T.
7. Diga o que são os anticorpos e como eles são produzidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) R: O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção.
2) R: A imunidade inata, ao contrário da imunidade adquirida, não possui memória dos encontros, não se lembra de antígenos estranhos específicos e não oferece qualquer proteção contínua contra infecções futuras.
3) R: O sistema imunológico é formado por células que atuam na defesa do organismo, como: leucócitos, macrófagos e linfócitos.
Os leucócitos são denominados também de glóbulos brancos e são originadas da medula óssea.
4) R: Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias. ... Os neutrófilos se originam das células-tronco mieloides e representam aproximadamente de 60% a 70% dos leucócitos do sangue humano.
5) R: Os neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias que fazem parte essencial do sistema imune inato. Pertencem a classe dos granulócitos, junto aos eosinófilos e basófilos, pois apresentam núcleos irregulares e contêm grânulos citoplasmáticos específicos. Estão envolvidos na defesa contra bactérias e fungos.
6) R: Estima-se que os linfócitos B correspondam a cerca de 5% a 10% dos linfócitos do sangue. Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo.
7) R: Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo e são produzidos pelos plasmócitos, células formadas a partir da diferenciação dos linfócitos B. Essas moléculas são bastante específicas, ou seja, cada anticorpo atua apenas contra determinado antígeno (molécula que se liga a um anticorpo).
Espero ter ajudo!!
Resposta:
1 . O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção. Entre as células do sistema imunológico, encontramos os glóbulos brancos, ou leucócitos.
2. A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
3. O sistema imunológico é formado por células que atuam na defesa do organismo, como: leucócitos, macrófagos e linfócitos. Os leucócitos são denominados também de glóbulos brancos e são originadas da medula óssea.
4. Leucócitos são células sanguíneas conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo.
5. Os neutrófilos são um tipo de leucócitos e, por isso, são responsáveis pela defesa do organismo, tendo sua quantidade aumentada no sangue quando há alguma infecção ou inflamação ocorrendo. Os neutrófilos são a primeira linha de defesa do organismo: fagocitam, matam e digerem fungos e bactérias. Os fagócitos atuam na inflamação, processo no qual há resposta do tecido no local da lesão
6. Ainda, os linfócitos podem ser T ou B. Enquanto os do tipo T (ou células T) participam da imunidade celular e têm vida mais longa, os do tipo B (ou células B) produzem anticorpos e têm tempo de vida variável. Todos os tipos de linfócitos participam da memória imunológica e só podem reconhecer antígenos específicos.
7. Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo e são produzidos pelos plasmócitos, células formadas a partir da diferenciação dos linfócitos B. Essas moléculas são bastante específicas, ou seja, cada anticorpo atua apenas contra determinado antígeno (molécula que se liga a um anticorpo).
Explicação: