1. Como funciona o processo de digestão dos alimentos?
2. Onde ocorre a digestão?
3. Explique a formação do tubo digestório.
4. Quais são os órgãos acessórios que produzem substâncias que participam da digestão dos alimentos?
5. Por quais órgãos o bolo alimentar passa após a mastigação na boca?
ME AJUDEM!!!
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- Um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
2- Inicia-se na boca com a mastigação e a atividade da amilase, que atua sobre os carboidratos. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada de bolo alimentar. Por ação da língua, esse bolo é empurrado para a faringe, de onde passa para o esôfago e deste para o intestino.
3- Boca, faringe, esôfago, cárdia, estômago, piloro, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso(cego e cólon), reto e ânus.
4- Os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento.
5- O alimento é engolido e passa pela faringe, e depois, pelo esôfago. O principal papel desses dois órgãos é transportar a comida até o estômago através de contrações involuntárias chamadas de movimentos peristálticos.
1. No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, nesse processo, a comida sofre transformações, até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.
2. O processo de digestão inicia-se na boca, passa por vários órgãos, para se transformar em fezes e ser eliminada pelo ânus.
3. participa da formação do tubo digestivo: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
4. glândulas salivares, fígado e pâncreas.
5. faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.