1- Como esta sendo tratado o meio ambiente no atual governo?
2- Quais ações devem ser implementadas no meio ambiente no brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1 : Improvável não olhar com apreensão as mudanças na área de meio ambiente realizadas pelo governo de Jair Bolsonaro no seus primeiros meses de mandato, apesar de elas não surpreenderem quem acompanhou minimamente sua campanha.
“É como se o Brasil voltasse a ter o mesmo olhar de 50 anos atrás ou mais para o meio ambiente: algo a ser dominado, um obstáculo que precisa ser tirado do caminho, um problema”, avalia Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima, rede de 37 entidades da sociedade civil brasileira formada com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no contexto nacional.
Nossa sociedade civil, setor empresarial, tem se colocado firmemente em defesa de questões ambientais que estão sendo abandonadas ou enfraquecidas pelo governo, como preservação e agenda do clima. Afinal, atualmente, esses são temas estratégicos para a economia, a saúde pública e a segurança nacional e não deveriam ser reduzidos a disputas partidárias. “Além de que, hoje, as mudanças climáticas são o maior desafio ao desenvolvimento de qualquer nação do século 21”, destaca Rittl, cientista e ambientalista de formação.
O mercado internacional também exige do novo presidente uma postura mais balanceada entre meio ambiente e agronegócios. Em sua primeira viagem internacional, ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, no fim de janeiro, diante da elite da economia global, Bolsonaro exaltou em seu breve discurso a eficiência do agronegócio nacional aliado às práticas brasileiras de proteção ambiental como um diferencial do país, sem ameaçar alterar esse equilíbrio.
Na sabatina que se seguiu com o fundador e presidente do Fórum, Klaus Schwab, o mandatário ainda afirmou que o Brasil pretende “estar sintonizado com o mundo na busca da diminuição de CO2 e na preservação do meio ambiente”. A única coerência que manteve com sua atuação aqui dentro foi a de sequer mencionar a expressão “mudanças climáticas”, consideradas nos relatórios do próprio Fórum como um dos maiores riscos para o planeta.
Questão 2 : As primeiras ações governamentais em prol da preservação ambiental no país pautaram-se na criação de parques nacionais, localizados em pontos onde ocorriam as expansões agrícolas e os consequentes processos de desmatamento. Destacou-se, nesse entremeio, a criação do Parque Nacional de Itatiaia (na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro), do Parque de Iguaçu (entre o Paraná e a Argentina) e da Serra dos Órgãos (também no estado do Rio de Janeiro). Além disso, foi elaborado, em 1934, o primeiro Código Florestal Brasileiro para regulamentar o uso da terra no sentido de preservar o meio natural.
No entanto, graças ao processo de expansão industrial que se intensificou no país a partir da década de 1950 – quando o objetivo era atrair indústrias estrangeiras e impulsionar o desenvolvimento econômico financeiro do país –, as políticas ambientais foram deixadas de lado e, consequentemente, seus avanços estagnaram.