Artes, perguntado por riripalmelaov22o5, 9 meses atrás

1. Como eram as primeiras construções feitas pelos portugueses no solo brasileiro?  

2. Como o processo de produção de açúcar influenciou na construção da arte colonial no Brasil?  

3. Como se deu o desenvolvimento da pintura no Brasil colônia?  

4. Escreva os nomes dos dois artistas holandeses mais famosos que estiveram no solo brasileiro e suas respectivas características de pintura.  
 

5. De que país veio a influência artística para a construção dos primeiros edifícios sacros no Brasil?  

6. Quais as principais características da pintura barroca brasileira?  

7. Quais as principais características da escultura barroca brasileira?  

8. Quais as principais características da escultura barroca brasileira?  ​


keversonh39oukxrd: 03-(UFMA) A produção de açúcar foi a grande motivação para o inicio da colonização do Brasil. Na sociedade que se desenvolveu em torno dos engenhos, destaca-se:

A familia patriarcal, onde o proprietário tinha poderes sobre seus familiares, escravos e agregados.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/28037092#readmore

Soluções para a tarefa

Respondido por keversonh39oukxrd
13

Resposta:

Explicação:

Primeiras Construções do Brasil!

Localizado na entrada do Centro Histórico de Porto Seguro, o Sítio Arqueológico das Ruínas da Igreja do Outeiro Da Glória retrata as primeiras construções do Brasil pós descobrimento juntamente com a lindíssima Igreja Jesuíta de São Benedito.

Respondido por doutorchurros
2

Resposta:

1- primeiramente foram construídas as feitorias ,que eram construções muito simples com cerca de pau a pique ao redor porque os portugueses temiam ser atacados pelos indios.

2- A produção de açúcar foi a grande motivação para o inicio da colonização do Brasil. Na sociedade que se desenvolveu em torno dos engenhos, destaca-se: A familia patriarcal, onde o proprietário tinha poderes sobre seus familiares, escravos e agregados.

3- No século XVII a pintura no Brasil já experimentava um desenvolvimento considerável, ainda que difuso e limitado ao litoral, e desde então conheceu um progresso ininterrupto e sempre com maior pujança e refinamento, com grandes momentos assinaláveis: o primeiro no apogeu do Barroco, com a pintura decorativa nas igrejas.

4- O conde de Nassau, que aqui permaneceu entre 1637 e 1644 foi o responsável por grandes projetos de urbanização na cidade de Recife e trouxe com ele artistas holandeses como Franz Post e Eckhout.  

5- A igreja católica que foi uma grande financiadora da arte na Europa, também, investiu no Brasil trazendo para cá os Jesuítas responsáveis pela construção de grandiosas igrejas, repletas de ouros e esculturas de santos católicos.

6- Mestre Valentim (1745-1813): escultor.

Mestre Ataíde (1762-1830): pintor.

Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814)

7- Acontece que os primeiros edifícios de arquitetura sacra do Brasil foram erguidos em estilo barroco, na segunda metade do século XVI. No início, a arte nacional sofria forte influência da cultura portuguesa.

8- Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

9- A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.

Explicação:

Perguntas interessantes